Questão 1
Com o advento da Idade Média e um aumento do sentido de privação e regulação de muitas expressões da vida do homem, o jogo e a brincadeira, passaram a ter seu desenvolvimento orientados por um novo paradigma de moralidade, a partir do entendimento de que os impulsos gerados por esta prática deveriam ser controlados para que os homens fossem mais obedientes e educados. “[...] A Igreja medieval também condenava o jogo sob todas as suas formas, sem exceção nem reservas, e particularmente nas comunidades de clérigos bolsistas que deram origem aos colégios e às universidades do Ancien Régime” (ARIÈS, 1981, p. 92 apud NATALI, 2018, p. 19).
NATALI, P. M. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá: Unicesumar, 2018.
De acordo com o excerto acima e com os conteúdos da disciplina, analise as afirmativas:
I. Após um longo período de proibições da Igreja a respeito de práticas corporais incluindo os jogos, foi um grupo da própria igreja, os jesuítas, que reconheceram o potencial educativo dos jogos, utilizando-os dentro das escolas.
II. No fim do século XVIII, foi atrelada uma nova função aos jogos e práticas corporais: preparar os corpos e os espíritos dos jovens para as guerras, para constituir-se como um bom defensor da nação e de trabalhador de excelência, eficiente para contribuir com a força de trabalho desta nação.
III. Os padres com o objetivo de educar compreenderam que não era possível inibir totalmente o desejo pelo jogar, pelo brincar. Porém passaram a permiti-lo desde que o controle de seu desenvolvimento fosse realizado pelas autoridades das escolas. Neste novo paradigma, o jogo constitui-se como um meio de educar as pessoas.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:Podemos afirmar que a atitude radical de proibição
do jogar e do brincar, instituída na Idade Média, não
foi atendida em absoluto e foi perdendo força ao longo do século XVII. Segundo Ariès, essa diminuição foi
ocorrendo, especialmente, sob influência de um grupo
da própria Igreja, os jesuítas, que destacavam o potencial educativo dos jogos. É importante apontarmos que,
nos colégios jesuítas, os jogos eram desenvolvidos com
o sentido de educar, de empregar à expressão humana
do jogar uma funcionalidade, jogar com fim de educar.
Os padres com a função de educar compreenderam
que não era possível inibir totalmente o desejo pelo jogar,
pelo brincar. Desta forma, passaram a permiti-lo desde que
o controle de seu desenvolvimento fosse realizado pelas
autoridades das escolas. Assim, o jogo dentro das escolas
passou a ser admitido, com a condição de que fossem recomendados alguns tipos de jogos reconhecidos como bons
e que passassem pelo crivo e regulamentação para que
ocorressem de forma disciplinada. Neste novo paradigma,
o jogo constitui-se como um meio de educar as pessoas.
Na relação entre educação e jogos, no fim do século XVIII, foi atrelada uma função importante: preparar
os corpos e os espíritos dos jovens para as guerras, para
constituir-se como um bom defensor da nação e de trabalhador de excelência, eficiente para contribuir com a força
de trabalho desta nação. Os exercícios físicos, os jogos e o
que passou a ser chamado de Educação Física foram compreendidos e utilizados como uma maneira eficiente para
forjar o corpo do combatente e do jovem trabalhador.
Explicação: Pag: 20
É correto o que se afirma em: Alternativa 5:
e) I, II, e III.
A idade média é conhecida como período das trevas pois diversos descobrimentos científicos foram desconsiderados pela igreja. Dessa forma, todas as assertivas estão corretas, haja vista que o ensino era passado pela própria instituição.
O que foram as escolas cristãs monásticas ou catedralícia da idade média?
As escolas monásticas foram inicialmente criadas com o objetivo de formar monges e doutrinadores da igreja. Contudo, com a chegada da alta idade média, os reis e pessoas importantes da época exigiam que essas escolas recebessem seus filhos. Assim, o ensino era bastante rígido e regrado de acordo com as santas doutrinas.
Aprenda mais sobre escolas aqui: brainly.com.br/tarefa/26705444
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