QUESTÃO 1
Com intuito de apresentar uma sistematização didático-metodológica mais coerente com as características da dinâmica dos esportes, Bunker e Thorpe sistematizaram oficialmente o modelo Teaching Games for Understanding (TGfU) no ano de 1982. A principal contribuição do modelo TGfU foi alterar o enfoque aos elementos táticos e às problemáticas que deles surgem para posterior desenvolvimento das ações de jogo propriamente ditas. A proposta do TGfU é simples e diretiva: desenvolver as ações de jogo a partir de sua relevância tática.
FAGUNDES, F. M.; RIBAS, J. F. M. Princípios pedagógicos do modelo teaching games for understanding: uma visão praxiológica sobre o ensino para compreensão do esporte. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 01-22, 2020.
Considerando o modelo TGfU e seus quatro princípios pedagógicos, avalie as afirmações abaixo:
I - Princípio do jogo similar (Similar game) evidencia a compreensão das soluções táticas, regras e habilidades permite a transferibilidade entre jogos similares
II - Princípio da complexidade tática (Tactical complexity), é baseado na premissa de que existe um desenvolvimento progressivo de soluções táticas que inclui as habilidades com bola e respectivos movimentos.
III - Princípio de exagero (Exaggeration), implica em definir um objetivo específico tendo como ponto de partida o jogo formal, concebendo um outro jogo que procure exagerar o conceito específico que escolheram anteriormente.
IV - Princípio de representação do jogo (Game representation), no qual os professores criam um desenvolvimento apropriado por meio de cenários de jogo que proporcionem como usar uma determinada habilidade ou solução tática dentro do jogo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Explicação:
O primeiro, é chamado de amostragem (Sampling), evidencia como a compreensão das soluções táticas, regras e habilidades permite a transferibilidade entre jogos similares ou da mesma categoria.
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre o modelo TGFU e seus quatro princípios pedagógicos é a Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
I - A primeira afirmativa está ERRADA, pois o nome do princípio do jogo similar é amostragem (Sampling).
II - A segunda afirmativa está CORRETA, dado que o "Tactical complexity" tem como base a ideia de desenvolvimento progressivo de soluções táticas.
III - A terceira afirmativa está CORRETA, uma vez que o "Exaggeration" é definido por um determinado objetivo, com o início a partir do jogo formal, partindo para outro jogo que tenha os conceitos exagerados.
IV - A quarta afirmativa está CORRETA, visto que o "Game representation" os professores criam um desenvolvimento em cenário de jogos que objetiva utilizar uma certa habilidade ou tática no jogo.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/23041449