QUESTÃO 1
Caro aluno,
Sabemos que o profissional formado em Bacharel em Educação Física possui muitas possibilidades de atuação. Como nesse momento, no estágio você precisará ter a experiência em atuar com pessoas com deficiência, portanto, segue a situação hipotética:
Para responder a situação “A”, escolha uma das duas opções:
CASO 1 – PESSOA COM DEFICÊNCIA FÍSICA (cadeirante) Mulher de 29 anos fisicamente ativa com paraplegia medular completa na altura da vertebra T10, adquirida há 10 anos.
CASO 2 – PESSOA COM DEFICÊNCIA FÍSICA (amputado) Homem de 19 anos fisicamente ativo com amputação transfemoral unilateral, deficiência adquirida há 2 anos.
SITUAÇÃO A)
Você profissional formado foi contratado para realizar uma consultoria. O contratante informa que possui uma deficiência, no entanto, gostaria de conhecer melhor as possibilidades que essa deficiência traz, com o propósito de poder ter uma vida mais ativa. Sendo assim, você, profissional deverá responder a algumas questões:
1- Quais as características dessa deficiência?
2- Quais modalidades esportivas paralímpicas são possíveis de serem praticadas?
2- A) Quais adaptações são necessárias, no esporte, para que ele as pratique?
3- Qual desses esportes paralímpicos você indicaria?
4- Como você, trabalharia para levar essa pessoa com deficiência até ela ser uma praticante mediana dessa modalidade?
Para responder a situação “B”, escolha uma das duas opções:
CASO 3 – PESSOA COM DEFICÊNCIA VISUAL Homem sedentário, 34 anos com deficiência visual total congênita.
CASO 4 – PESSOA COM DEFICÊNCIA VISUAL Homem fisicamente ativo, 29 anos com deficiência visual parcial adquirida há 4 anos.
SITUAÇÃO B)
Você profissional formado foi contratado para realizar uma consultoria. O contratante informa que possui uma deficiência, no entanto, gostaria de conhecer melhor as possibilidades que essa deficiência traz, com o propósito de poder ter uma vida mais ativa. Sendo assim, você, profissional deverá responder a algumas questões:
1- Quais as características dessa deficiência?
2- Quais modalidades esportivas paralímpicas são possíveis de serem praticadas?
2- A) Quais adaptações são necessárias, no esporte, para que ele as pratique?
3- Qual desses esportes paralímpicos você indicaria?
4- Como você, trabalharia para levar essa pessoa com deficiência até ela ser uma praticante mediana dessa modalidade?
ORIENTAÇÕES GERAIS:
- Utilize o modelo de atividade 3 disponibilizado em seu material da disciplina.
- Orientamos que utilizem os materiais das disciplinas anteriores caso julguem necessário.
- Poderão também realizar pesquisas na internet, apenas lembrem-se que toda fonte de informação consultada deve ser referenciada.
- Se atentem ao prazo, pois o mesmo não será prorrogado.
- Assistam a aula 3, leiam sempre os comunicados e o mural de avisos.
CERTIFIQUE-SE DE QUE O ARQUIVO É O CORRETO, POIS NÃO HÁ COMO REENCAMINHÁ-LO.
O Unicesumar não se responsabiliza por arquivos de atividades não finalizadas, sendo, portanto, não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Caracteristica: Um ampitado é aquela pessoa q não possui um membro ou parte dele
esportes que um amputado de membros inferiores pode praticar
triatlon
hipismo
remo
tênis
snowboard
esgrima
adaptações, As próteses ajudam no cotidiano e na prática dos esportes
A corrida é um esporte recomendado
treinos de força e mobilidade, alternados...(explicar melhor)Atividades funcionais que estimulem a relação c a marcha
Resposta:
SITUAÇÃO A)
1-A amputação transfemoral é também conhecida como amputação de coxa e ocorre entre a articulação do quadril e joelho e pode ser dividida em terço proximal, médio e distal. Devido a essa deficiência ocorrem alterações funcionais na biomecânica corporal que interferem no cotidiano do amputado gerando padrões de postura e de marcha para compensar a perda do membro.
2- Atletismo, Esgrima, Ciclismo, Natação, Halterofilismo, Remo, Tiro com Arco, Vôlei sentado, Hipismo, Triatlo, Parabadminton, Paracanoagem, Tiro Esportivo, Vela, Arremesso de peso, Halterofilismo, tênis, ciclismo.
2- A) Os atletas são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência e podem competir com próteses especiais ou cadeira de rodas.
No Ciclismo além da bicicleta convencional, há também as Handbikes, os Triciclos, bem como distâncias de provas e percursos diferentes e ainda, os atletas podem usar próteses;
Na Esgrima: os atletas jogam um contra o outro, sentados em cadeiras de rodas, que são fixadas sobre uma plataforma chamada fixador, e algumas outras adaptações de acordo com o esporte escolhido pelo atleta.
As próteses contribuirão para que o atleta possa participar de diversas modalidades paraolímpicas sem que haja prejuízos.
3-Natação. Pois é um esporte completo para pessoas com deficiência, devido à maior facilidade de o indivíduo locomover-se sem grandes esforços, devido a eliminação quase que total da gravidade, facilitando a execução de movimentos que, em terra, poderiam ser difíceis e aos vários benefícios que apresenta, além de que esse esporte trabalha todas as funções do corpo.
4- Iniciaria com um trabalho de reabilitação dos movimentos e principalmente do equilíbrio através de atividades como: Entrar e sair da piscina, locomoção na piscina (andar, pular, boiar), controle da respiração, equilíbrio no nado de barriga pra cima, pra baixo e de lado, movimentação de braços e pernas no nado, saltos, flutuações, etc.
SITUAÇÃO B)
1- A cegueira congênita refere-se àquela que a pessoa já nasce sem enxergar, ou seja, ocorre antes ou durante o nascimento. A pessoa se desenvolve e aprende sem esse sentido da visão.
2- Alguns esportes praticados por deficientes visuais são atletismo, Natação, Judô, tiro, tiro com arco, basquetebol, tênis de mesa especial, alguns específicos para deficientes visuais como o Goalball e Futebol de 5,etc.
2- A) As adaptações são de acordo com o esporte escolhido, exemplo no atletismo o atleta compete utilizando um óculos opaco e em provas de pista, possui o direito de utilizar duas raias, e um atleta guia; no ciclismo se usa o tandens (bicicletas com dois acentos), onde se sentam o deficiente visual e o guia que possui visão normal e auxilia o caminho; no judô a única diferença do esporte para pessoas "normais" é que os participantes iniciam a luta com a pegada feita, sendo interrompida quando os oponentes perdem o contato, e não há punições caso algum atleta saia da área de combate; no futebol de cinco, o goleiro precisa enxergar e os outros atletas devem estar de olhos vendados, a bola produz um som e também há um guia para indicar a direção do gol; na natação há um assistente que toca as costas do nadador com um bastão quando ele estiver próximo das bordas; entre outras adaptações de acordo com cada esporte.
3- Indicaria o atletismo, pois é um esporte bem completo que trará benefícios para o atleta na sua qualidade de vida, tirando-o do sedentarismo, melhorando o humor, a disposição e a saúde, além de ser um esporte em que não há uso de tantos materiais e pode ser praticado mais facilmente pelo atleta.
4- Trabalharia com atividades de locomoção, de consciência corporal e exercícios posturais pois são as maiores dificuldades de uma pessoa cega devido a insegurança que sentem. Assim faria o reconhecimento do espaço com o aluno, as dimensões, os sons, os cheiros e qualquer mudança que ocorrer já informar ao aluno, para que o mesmo crie segurança sobre o local que treina. Na corrida o aluno correria com um guia orientando-o durante o percurso. Também faria atividades de corridas montando um corredor com corda ou elástico nas laterais o que ira direcionar o atleta a permanecer dentro do espaço previsto, também poderá correr segurando na corda, para ter uma percepção de espaço.
Nos arremessos trabalharia o equilíbrio e a lateralidade do aluno e utilizaria comandos sonoros para indicar a direção do arremesso.
Nos saltos treinaria bastante as chamadas, para que o aluno consiga saltar no momento e na direção correta, dando instruções verbais de direção e velocidade e conforme o aluno for se acostumando começar colocar elementos de complexidade motora nos deslocamentos