Questão 1. As tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam, medeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes. MORAN, José. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. Com base na leitura acima, é possível afirmar que A. as tecnologias digitais e interativas podem mediar o processo de ensino e aprendizagem nas instituições de educação formal, pois seus recursos audiovisuais são altamente atrativos. B. os recursos audiovisuais por si só não garantem melhorias no processo do ensino e aprendizagem, pois devem ser vistos como ferramenta pedagógica e, ao mesmo tempo, objetos de reflexões constantes sobre seus usos e efeitos. C. jogos interativos podem conter informações de qualidade, por isso seu uso não precisa de restrições nem mesmo em relação ao tempo de exposição dos jovens aos seus conteúdos. D. recursos como jogos interativos, ambientes virtuais de aprendizagem, canais de compartilhamento de conteúdos não podem ser compreendidos como recursos educacionais e didáticos, pois tiram a atenção dos alunos. E. A inserção de tecnologias nas salas de aula é uma espécie de verniz que tem como objetivo disfarçar as fragilidades no sistema educacional.
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A letra a parece ser a mais coerente.
aulas77:
Parece que é a letra A
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