História, perguntado por 3708luizfreitas, 11 meses atrás

QUESTÃO 1
As conquistas ocidentais foram para muitos dos pensadores europeus uma comprovação da superioridade do “homem ocidental”. A civilização dominadora estaria construindo a história da humanidade definitivamente. Para Hegel, esta superioridade se comprovaria pela própria inteligência do europeu ocidental. Sobre essa lógica apresentada pelo pensador alemão, julgue as afirmativas a seguir:

I. Para Hegel o desenvolvimento da civilização ocidental é incontestável diante das demais civilizações. Logo, a história da humanidade terá sempre o europeu como protagonista e os demais povos como coadjuvantes.
II. Hegel valorizava a racionalidade humana. O poder de compreensão da civilização ocidental sobre a natureza lhe dá a liderança sobre os demais povos. As conquistas e colonizações são páginas da história da superioridade europeia.
III. O homem civilizado tende a ter as ações mais duradouras. Dele vem o poder de subordinar a natureza e agir com uma intenção racional que o coloca à frente dos demais povos.
IV. Toda a dominação ocidental é sustentada pelo clima, o ambiente natural. Assim como Morgan, Rousseau e Comte, Hegel valoriza a natureza como condicionante do sucesso humano.

Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III e IV.

Alternativa 2:
I, II e III.

Alternativa 3:
I, II e IV.

Alternativa 4:
I, III e IV.

Alternativa 5:
II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
32

São verdadeiras, de acordo com as ideias de Hegel, as afirmativas I, II e III.

Para Hegel o homem ocidental seria o "produto principal" do espírito da história, e seria ele responsável pela realização da síntese última, sendo o primeiro dentre todos os povos do planeta e responsável por "civilizar" todos os demais, o que servia de justificativa, na prática, para que se ocupassem militarmente os territórios dos outros povos e explorá-los economicamente para ganho europeu.

IV é falsa, já que Hegel afirma que as condições geográficas/climáticas são importantes, mas não são determinantes do caráter humano, de modo que os europeus não teriam só um clima mais favorável, mas um "espírito mais forte".

Respondido por edionbarbosalipd49b8
5

Resposta:

Resposta 1,2 e 3

Explicação:

Perguntas interessantes