questão 1 anjo no nome, angélica na cara isso é ser fl or, e anjo juntamente ser angélica fl or, e anjo fl orente em quem, se não em vós se uniformara? quem veria uma fl or, que a não cortara de verde pé, de rama fl orescente? e quem um anjo vira tão luzente que por seu deus, o não idolatrara? se como anjo sois dos meus altares fôreis o meu custódio, e minha guarda livrara eu de diabólicos azares mas vejo, que tão bela, e tão galharda posto que os anjos nunca dão pesares sois anjo, que me tenta, e não me guarda gregório de matos a poesia lírica de gregório celebrou os amores vividos pelo poeta baiano como apresentado no poema em que o eu lírico a compara a amada a uma flor e a um anjo. b declara, sem qualquer eroticidade, seu amor por uma santa. c em favor de um amor puro, procura não discutir o amor carnal. d foge ao materialismo amoroso e demonstra apenas o exercício da fé. e ao citar a flor, assemelha-a a uma santa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Na poesia apresentada de Gregório de Matos, o eu lírico compara sua amada a uma flor e a um anjo (Alternativa A).
Gregório de Matos
Gregório de Matos Guerra foi um poeta brasileiro barroco que utilizava-se da linguagem satírica para criticar o governo e a sociedade baiana de sua época, o que lhe rendeu o apelido de "Boca do Inferno".
Além dos versos de escárnio que estruturava alguns sonetos, Gregório de Matos também apresentou muitas obras com grande lírica-amorosa, dividida em duas vertentes: temas sacros e sensualidade amorosa.
Outras características da obra de Gregório de Matos são:
- Uso de esquema métrico regular;
- Uso de figuras de linguagem em abundância;
- Presença de jogo de palavras e oposições.
Conheça mais sobre Gregório de Matos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/12907858
#SPJ4
Perguntas interessantes