Questão 1
Ainda não respondida
Vale 10,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em dezembro de 2018, foi aprovado o novo documento que deverá orientar educadores de todo Brasil, para a elaboração de propostas curriculares e dos planos políticos pedagógicos das escolas brasileiras que oferecem o Ensino Infantil e o Fundamental, BNCC. Este documento único nacional, que representa as intenções pedagógicas da base curricular, servirá como ponto de partida para que todas as escolas trabalhem de forma semelhante as dez competências gerais estabelecidas e que traduzam em habilidades previstas para o ensino e aprendizagem de acordo com cada faixa etária distribuída ao longo do Ensino Básico.
Com base nesta temática, analise o infográfico abaixo.
Parte 1
Após interpretação e leitura cuidadosa do infográfico, elabore um texto sucinto e autoral (parágrafo único) que contemple as solicitações abaixo.
1. Descreva de forma opinativa o que você acha sobre as propostas da BNCC, e se você acredita que as mudanças trarão benefícios para a educação básica (justifique).
2. Opine se você acredita que as propostas da BNCC trarão igualdade educacional para o ensino público e privado (justifique).
Parte 2
Considerando os pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza e, por consequência, o componente curricular de Ciências, deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas.
1. Consulte a BNCC: de acordo com o currículo de ciências do 5º ano do ensino fundamental, eixo temático Vida e Evolução, proponha (como professor da turma) uma possibilidade de prática pedagógica para que os alunos consigam desenvolver as habilidades previstas neste documento.
2. Organize a sua proposta mencionando qual objeto do conhecimento estará sendo considerado, como será a sua dinâmica (desenvolvimento), e o que se pretende com a sua aplicação (habilidade a ser desenvolvida).
Para auxiliar a elaboração da sua atividade (Partes 1 e 2) consulte a BNCC.
Soluções para a tarefa
A Base Nacional Comum Curricular é um documento obrigatório que é responsável por apresentar os objetivos que são esperados que os alunos cumpram em cada etapa do ensino.
As mudanças na BNCC trarão benefícios para os estudantes, podendo ser a equivalência de conhecimentos de acordo com as séries previstas.
Portanto é possível que os níveis educativos sejam iguais em todo o Brasil. Porém isso não é uma certeza, pode acontecer ou não.
2. As propostas da BNCC podem trazer igualdade educacional, mas precisa também abordar as necessidades locais, de acordo com as regiões, já que cada uma tem a sua particularidade.
Parte 2:
O eixo vida e evolução deve ser uma atividade que deva promover o protagonismo do aluno, por meio de um viés de inclusão.
A atividade que pode ser trabalhada é um seminário que permita a apresentação da diversidade em diferentes regiões do Brasil.
As competências da Base Nacional Curricular Comum foram criadas com o objetivo de que os alunos consigam atingir aptidões em diferentes etapas do ensino.
As competências da BNCC são:
1. Conhecimento;
2. Pensamento científico, crítico e criativo;
3. Repertório cultural;
4. Comunicação;
5. Cultura digital;
6. Trabalho e projeto de vida;
7. Argumentação;
8. Autoconhecimento e autocuidado;
9. Empatia e cooperação;
10. Responsabilidade e cidadania.
Abraços!