Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
(ENADE 2016) Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que:
Escolha uma opção:
a. A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
b. O compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
c. A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
d. O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
e. Os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
Limpar minha escolha
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
(MPOG 2012, com modificações) A respeito da relação entre educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, veja as afirmativas a seguir.
I. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação apenas para que fosse possível controlar as atividades administrativas e auditar os resultados apurados na gestão das instituições educacionais; assim, elas não devem ser utilizadas com propósitos educacionais propriamente ditos.
II. É desnecessário integrar as TICs às atividades de sala de aula já que, em geral, elas são utilizadas em atividades adicionais, sem vínculo obrigatório com o currículo escolar ou compromisso com o conhecimento.
III. As TICs favorecem uma nova relação com o saber, possibilitando ultrapassar os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração.
IV. As TICs privilegiam a comunicação e permitem criar diálogos entre a escola e outros espaços produtores de conhecimento, produzindo mudanças interessantes.
Está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. I e II.
b. II e IV.
c. I e IV.
d. II e III.
e. III e IV.
Limpar minha escolha
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
(ENADE 2015) Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 (adaptado).
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada. Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. O domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas.
IV. A difusão do conhecimento tecnológico.
É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Acerca da questão da inclusão digital, as alternativas corretas são: 1-a, e. III e IV, 4-todas estão corretas.
1- A inclusão digital representa um elemento associado à capacidade de se inserir os indivíduos dentro das tecnologias, não somente por meio da inclusão digital técnica, mas também envolvendo a questão da contextualização (Alternativa A).
Inclusão Digital
O conceito de inclusão digital aborda a capacidade de acesso à informação à todas as pessoas, por meio das mídias digitais. No entanto, deve-se preparar o indivíduo, assim como o ambiente em que está inserido, para melhores resultados.
Mais sobre inclusão digital: brainly.com.br/tarefa/20365024
2- A introdução das TICs favoreceu o desenvolvimento de um novo universo, estando associado ao contexto educativo, proporcionando novas medidas de conhecimento, criando novos espaços (Alternativa E).
TICs e educação
O novo modelo educativo dialoga com as TICs, as quais cada vez mais, exercem influência sobre a educação. Por conta disso, é fundamental que os educadores busquem a especialização, assim como adaptação, a fim de gerar um conhecimento mais direcionado aos alunos.
Mais sobre TICS: brainly.com.br/tarefa/682713
3- As políticas públicas associadas à inclusão digital devem apresentar alguns objetivos esclarecidos, os quais estão associados ao domínio de ferramentas, assim como a inserção no mercado de trabalho (Todas estão corretas).
Políticas Públicas e Inclusão Digital
A inclusão digital trabalha com a oportunidade de garantir o acesso ao conhecimento a todas as pessoas, no que tange as tecnologias.
No entanto, deve-se prezar pela efetividade de políticas públicas, que, de fato, contribuam com a redução das desigualdades sociais, assim como promovam oportunidades de acesso ao mundo do trabalho.
Mais sobre inclusão digital e políticas: brainly.com.br/tarefa/20401891
#SPJ1