Questão 1
Acredita-se que o estudo da história local oferece aos professores boas oportunidades para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares. A respeito de práticas interdisciplinares e temas transversais é correto afirmar:
a. Essas práticas estão de acordo com os PCNs, já que em história local os conteúdos sempre são organizados por temas transversais.
b. Práticas interdisciplinares e temas transversais são diferentes, pois apenas os temas transversais são voltados para a cidadania.
c. Práticas interdisciplinares e temas transversais são coisas diferentes, pois as primeiras referem-se aos métodos de ensino e os segundos referem-se às linhas mestras que devem estar presentes nos currículos.
d. Em história local é necessário usar depoimentos e entrevistas, que são fontes interdisciplinares por natureza.
Questão 2
Analise as afirmativas e assinale a incorreta:
a. A avaliação precisa ser quantitativa, pois ela estimula a reflexão do aluno.
b. Os livros didáticos são utilizados como manuais de orientação temática e metodológica para os professores. Portanto, não deveriam conter equívocos históricos, ou transmitir preconceitos.
c. Os materiais que o professor utiliza na sala de aula, de acordo com os PCNs, vão muito além do livro didático. Correspondem ao trabalho com documentos, obras de arte, vídeos, softwares, estudos do meio jornais etc.
d. A diversidade precisa ser enfatizada no processo de ensino-aprendizagem, tanto do ponto de vista adotado, quanto dos materiais utilizados.
Questão 3
Em uma escola estadual de Minas Gerais, a iniciativa de estudar a História Local foi bem recebida pelos alunos. Outros professores, atualizados com as novas metodologias de ensino, a partir daí pensaram em elaborar um projeto mais interdisciplinar, no qual os temas transversais estariam explicitados. As abordagens foram surgindo: condições sanitárias, demografia, trabalho, participação política, apropriação do espaço, entre outras.
O sucesso do projeto irá depender
a. Da existência de relações democráticas na escola e do compromisso coletivo.
b. Do entendimento que aprendizagem é planejamento; afinal, um projeto escolar é uma construção que não admite erros nem recuos e a responsabilidade é muito grande.
c. Da disponibilidade dos recursos humanos e materiais necessários e da possibilidade de organizar saídas em grupo para pesquisas, desde as séries iniciais.
d. De coordenação externa e neutra, pois conflitos irão surgir e terão de ser mediados.
Questão 4
Texto da questão
O professor de História João Pedro, nas aulas do 6º Ano, decidiu incorporar imagens no estudo do Brasil do século XVII e, para isso, pesquisou a produção de pintores que tratam do Brasil- Colônia. Localizou imagens que reproduzem as pranchas de Jean-Baptiste Debret e ficou muito feliz, observe uma das imagens que ele localizou e selecionou para as aulas.
Google imagens - Acesso: abr.2014.
Procurando seguir as orientações para a incorporação das imagens como materiais didáticos, Prof. João pesquisou sobre o autor, a época em que ele veio para o Brasil, as atividades que aqui exerceu e o que o autor retratou em seus trabalhos. Feito isso, considerou que estava tudo pronto, poderia abordar a história do Brasil no XVII (1601 a 1700) incorporando a imagem produzida por Debret.
Com relação ao exposto, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Prof. João seguiu os procedimentos corretos para a seleção de imagem, observou adequação do autor e, principalmente, período de produção da obra.
b. O professor seguiu corretamente as orientações e selecionou de forma adequada autor e obra, que estavam em consonância com o século estudado (XVII).
c. O professor errou ao selecionar Debret porque tal autor nunca esteve no Brasil e não pode ser utilizado como documento para a história do Brasil.
d. O professor errou ao selecionar a imagem de Debret, o autor esteve no Brasil no século XIX, entre 1816 e 1831, e o que ele mostrou em suas obras tem a ver com esse período e não com o século XVII, portanto o professor cometeu anacronismo.
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Leia as proposições abaixo:
I. A noção de tempo para os índios está baseada na escrita.
II. O conceito de tempo para a cultura europeia cristã é linear e evolutivo e está baseado na ideia de progresso.
III. A metodologia do ensino da história dos tempos divergentes trabalha com o conceito de tempo multifacetado e que não segue uma sequência linear, pois o professor pode ir e voltar no tempo a qualquer momento sem sequência de conteúdo.
IV. A metodologia da multiplicidade de tempos refere-se à história local deslocando-se para a global, ou vice-versa.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, F, F, V.
b. F, V, V, F.
c. V, V, F, F.
d. F, V, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
1) b
3)a. Da existência de relações democráticas na escola e do compromisso coletivo.
3)a. Da existência de relações democráticas na escola e do compromisso coletivo.
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás