QUESTÃO 1
A Maps Têxtil SA é uma empresa do ramo de tecelagem renomada internacionalmente devido à qualidade dos seus produtos e pontualidade na entrega. Isso se deve à excelência e sincronia dos trabalhos das Engenharias de Processo, Produto e Produção.
Todos os seus produtos passam por um processo de desenvolvimento e aprovação, onde esses três setores, em conjunto, são responsáveis por desenvolver, avaliar e especificar fornecedores, produtos, processos, qualidade, custos, etc. Com esse trabalho em equipe e bem coordenado, cada produto da Maps Têxtil possui uma trajetória conhecida e bem definida documentada por um Diagrama de Processo, que permite que todas as pessoas tenham conhecimento do trajeto do produto desde a entrada de matéria-prima, produção até o produto acabado, incluído os controles realizados em cada etapa.
Fonte: A autora
A seguir está detalhada uma trajetória da Maps Têxtil SA a ser documentada em um Diagrama de Processo.
“Quando o caminhão com a matéria-prima chega à empresa, o primeiro setor em que ele passa é a portaria, onde o caminhão é pesado e o peso é conferido com a nota fiscal. Se o peso estiver correto, o caminhão segue para o setor de recebimento de matéria-prima. Caso esteja incorreto, a carga é negada e o caminhão impedido de entrar na fábrica.
No Setor de recebimento o material é descarregado e amostras dos fios (matéria-prima) são retiradas para realização do controle de qualidade do recebimento. Se todas as análises estiverem conformes, as caixas do material recebem uma identificação interna e são liberadas para o estoque, onde ficam disponíveis para a produção. Caso seja encontrada alguma não conformidade, é aberta uma reclamação ao fornecedor e a matéria-prima fica segregada em uma área específica, aguardando a retirada por parte do fornecedor.
No setor de tecimento, a produção é iniciada a partir do recebimento de uma Ordem de Produção vinda do PCP (setor de planejamento e controle de produção), documento este no qual estão especificados requisitos básicos para a produção como produto em questão, tamanho do lote, quais e quanto de cada matéria-prima será consumida, e sem os quais o setor de tecimento não pode dar continuidade ao processo. Na ausência desse documento é necessário comunicar o setor de PCP, e o processo será continuado somente após o recebimento do mesmo.
Com a Ordem de Produção em mãos, o operador solicita as respectivas matérias primas ao almoxarifado. Ao receber as mesmas, realiza a conferência es se houver alguma divergência, a(s) matéria(s)-prima(s) em questão é/são devolvida(s) para o almoxarifado e uma nova solicitação é realizada. Se estiver tudo ok, as matérias-primas são carregadas na máquina.
De acordo com o produto especificado na Ordem de Produção, o operador seleciona a respectiva ficha técnica - que contém informações pertinentes ao set-up da máquina - e realiza a configuração e ajuste da máquina, solicitando ao encarregado da produção que faça a conferência do produto resultante até que o mesmo esteja de acordo com a ficha técnica e a produção então seja liberada. Diante de produtos fora do especificado, a regulagem é refeita e conferida novamente até que o produto resultante esteja de acordo com o especificado.
A máquina de tear é então liberada para produzir. As peças de tecido, por fim, são retiradas a cada 500 metros e encaminhadas ao setor de tecido acabado.”
a) Utilizando a notação BPMN (Business Process Management Notation), cujos alguns símbolos e exemplos estão apresentados nas páginas 34, 35 e 36 do livro da disciplina, modele o diagrama do processo descrito acima. Obs.: Você pode utilizar para isso o software Heflo (https://www.heflo.com/pt-br/), criando uma conta experimental grátis. Também, se preferir, pode utilizar outra ferramenta de sua preferência.
b) Cite ao menos duas ocorrências que possivelmente acontecem na prática da empresa e que não foram contempladas no texto apresentado. Exemplo: matéria-prima insuficiente para a produção e peças cortadas no tamanho errado. Obs.: As duas ocorrências a serem citadas devem ser diferentes do exemplo fornecido.
Para a realização desta atividade, como suporte, podem ser consultados alguns livros disponíveis na Biblioteca Virtual da Pearson.
Sugestões:
- Mapeamento de Processos: conceitos, técnicas e ferramentas, do autor Wildauer
- Mapeamento de Processos de Gestão Empresarial, do autor Lage Júnior
Soluções para a tarefa
Olá,
A) Ao analisarmos o caso da Maps Têxtil SA, considerada uma empresa do ramo de tecelagem, podemos perceber claramente que de maneira resumida os processos envolvidos envolvem três campos: recebimento, inspeção e produção.
Obviamente é uma notação genérica, mas vale ressaltar que em todos os processos a empresa busca assegurar a qualidade dos produtos. Considere essa divisão básica para não se perder ao realizar o diagrama.
B) Podemos abordar ocorrências que possivelmente acontecem na prática da empresa e que não foram contempladas no texto apresentado a começar com procedimentos em caso de ocorrência de falhas nas máquinas de tear e, em segundo lugar, no caso de erro do operador de máquina; o mesmo produzir mais ou menos do que especificado, ou com o material distinto.
Abraços!