QUESTÃO 1
A definição dos papeis atribuídos a homens e a mulheres nas sociedades se coloca desde a base do modelo democrático estabelecido na Ágora grega, quando cabia aos homens a face pública de cidadãos e às mulheres a condição de cuidado no âmbito do lar, ou seja, no campo privado. Tal distinção entre papeis sociais perdurou ao longo dos séculos e em distintos locais geográficos, como o Brasil colônia, por exemplo. Sobre os papeis atribuídos às mulheres no Brasil colônia, analise as afirmações considerando V para verdadeiras e F para falsas.
( ) O estabelecimento de ordens religiosas femininas se deu em paralelo à implantação de ordens religiosas masculinas, uma vez que a religião era central ao processo de ocupação do território colonial.
( ) A criação de conventos atendeu aos anseios de algumas famílias abastadas, que pretendiam preservar a virgindade das filhas e guarda-las para casamentos com homens que dispusessem de bens.
( ) A perspectiva de branqueamento da população da colônia era impactada negativamente pelo envio de jovens mulheres aos conventos, o que contrariava os interesses da metrópole portuguesa.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F.
Alternativa 2:
V, F, V.
Alternativa 3:
F, F, V.
Alternativa 4:
F, V, F.
Alternativa 5:
F, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Alternativa 1
As mulheres eram vistas não só como pessoas que poderiam servir para os cuidados da casa bem como dos filhos, mas também como união para casamentos bem-sucedidos. O modo de controlá-las, era através da religião de modo que muitas foram mandadas para conventos até que tivessem idade para que pudessem se casar. Portanto, todos os interesses da metrópole portuguesa eram atendidos com elas.
gbs2019:
essa resposta não condiz com pergunta
Respondido por
7
Resposta:
F,V,V
Explicação:
Pág.167 do livro, Leitura complementar
Sagrado e o feminino
Perguntas interessantes