Ed. Física, perguntado por kaiquejjacomeli, 9 meses atrás

QUESTÃO 1
A dança não se resume num simples conjunto de habilidades técnicas, torna-se necessário a compreensão de que ela pode promover o desenvolvimento das potencialidades humanas. Portanto, a dança possibilitará aos alunos novos meios de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino-aprendizagem.

CARBONERA, Daniele; CARBONERA, Sergio Antonio. A Importância da Dança no contexto Escolar. 2008. 61 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação Física, Faculdade Iguaçu, Cascavel, 2008

Compreende-se que a constituição do frevo é advinda dos desfiles de bandas do carnaval de Pernambuco. Quando havia a aproximação de duas ou mais bandas, a velocidade do movimento aumentava e o ritmo acalorava-se, fazendo a massa ferver, por isso a designação de frevo. Os passos da dança nascem dos movimentos executados por lutadores de capoeira que ficavam à dianteira das bandas para garantir a segurança e para abrir o percurso.

GEHRES, Adriana de Faria; BRASILEIRO, Lívia Tenorio. Frevo/passo − uma alegria urbana e tensa: como ensinar?. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014




Considerando o exposto e os conhecimentos adquiridos durante o curso, cite e descreva duas atividades lúdicas que podem ser utilizadas para o ensino do frevo para indivíduos adultos.


Observações:
- Você deverá utilizar o arquivo sobre o Frevo (disponível no material da disciplina) e as informações apresentadas na Live 02 como base para responder esta atividade.
- Não será necessário planejar uma aula inteira, apenas citar e descrever apresentando:
1. Nome da atividade;
2. Objetivo da atividade;
3. Descrição da atividade (como será realizada, se utiliza materiais ou não);

- Atividades lúdicas são atividades que visam fugir do tradicionalismo, sendo propostas diferentes e que podem envolver a diversão.
- Lembrem-se: as atividade devem ser coerentes para indivíduos adultos.

Soluções para a tarefa

Respondido por fatherdady2016
20

Resposta:  1° AULA

Nome da atividade:    Dança

Objetivo da atividade:

Descrição da atividade (como será realizada, se utiliza materiais ou não): Dinâmica.

Atividades: Colocar a turma em círculo, entregar a cada um, um balão e pedir para que eles pensem em coisas boas relacionada a dança que eles gostariam que acontecesse nas aulas, e vai enchendo o balão, logo após todos os alunos ter enchido, as crianças vão abraçar o coleguinha que estiver com a cor diferente do seu balão e falar tudo o que eles pensaram sobre a dança e depois que ambos falaram, eles devem trocar os balões. Após a troca as crianças vão estourar os balões, sentando em cima dele (balão). Longo em seguida pedirei as crianças para que olhem debaixo de seus bumbuns, pois ali vão encontrar figuras que nortearam questões sobre a dança. Criando assim um grande diálogo sobre dança.

Recursos: Balões, som, cd

Observações: Levar balões sobrando para que, as crianças possam levar embora

2° AULA

Nome da atividade:  Dança na escola

Objetivo da atividade:   Desenvolver a linguagem corporal nos alunos através das atividades com dança. Objetivos Específicos e Trabalhar com a improvisação dirigida e espontânea;

Trabalhar com o corpo em diferentes movimentos, através do lúdico;

Incluir algumas brincadeiras para trabalhar diferentes direções, níveis, deslocamento e criatividade, aproveitando para transformar os movimentos das brincadeiras em dança.

Descrição da atividade (como será realizada, se utiliza materiais ou não):  Os alunos deverão ficar intercalados, distantes um do outro para não haver acidentes. Será feito um pequeno aquecimento com a dança aeróbica Zip Zum que irá trabalhar com movimentos e ritmos. O professor conduzirá todos os movimentos e os alunos deverão emita-lo.

Explicação:

Espero ter ajudado me dizem o que acharam agradeço


angelaembaixador1985: Não entendi ainda a questão. Não é para citar e descrever ? Aí você criou, certo?
fatherdady2016: apenas citei e descrever apresentando
Respondido por rafaelaoliveiramodel
7

Resposta:

1. Nome da atividade;

Bafo

2. Objetivo da atividade;  

Valorizar e contextualizar a

manifestação corporal de movimento que compõe o repertório da cultura de movimento

popular; Reconhecer a manifestação corporal de movimento de longa data, que a cada dia se

aproxima dos seus praticantes e seus objetivos; Conhecer suas principais características e locais

em que ocorrem; Vivenciar diferentes tipos/formatos de jogos de bafo; Suas múltiplas batidas3

e

jogadas4

, conhecidas e/ou executada por seus protagonistas

3. Descrição da atividade (como será realizada, se utiliza materiais ou não);

O jogo do bafo é um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil) muito comum entre os colecionadores de figurinhas. Sua denominação deve-se ao fato do deslocamento de ar (vulgarmente chamado de bafo) provocado pelo impacto da mão no momento da batida (ou palmada) sobre uma área plana em que se encontram depositados cromos (ou figurinhas) empilhados um em cima do outro.

Como jogar  

O objetivo do jogo é ganhar figurinhas de um determinado álbum de cromos e as regras são bastante simples. Dois ou mais jogadores formam uma roda onde todos ficam sentados ao redor das figurinhas que estão sendo disputadas. Cada jogador coloca uma quantidade de figurinhas combinada entre os participantes no centro. O monte de figurinhas é agrupado e é sorteada a ordem de ação dos participantes. Acertada a ordem de participação, um jogador por vez arruma o monte, colocando todas as figurinhas viradas de frente e bate com a mão no monte de figurinhas. As figurinhas que virarem do avesso são recolhidas pelo participante que acabou de bater. O próximo participante arruma as figurinhas que restaram e bate no monte, retirando aquelas que conseguiu virar. O processo continua até que todas as figurinhas em jogo sejam viradas do avesso e retiradas do monte, mas se as figurinhas colarem na mão do jogador ele terá que bater a figurinha sozinha fora do bolo.

Como regra, não se pode utilizar os dedos para simplesmente virar as figurinhas, deve-se bater nas figurinhas, seja com a mão completamente aberta ou com a mão levemente em "forma de concha".

Ao arrumar o monte antes de bater, o participante pode propositalmente ou involuntariamente deixar as figurinhas levemente curvadas, facilitando que elas sejam viradas na batida. Para evitar abusos, qualquer outro jogador pode "selar" o monte, ou seja, pode, com a mão completamente aberta, apertar o monte de figurinhas, fazendo com que ele fique plano novamente, dificultando a virada ao avesso das figurinhas, e não pode apostar a mesma carta mais de uma vez.

Explicação:

não esqueça de falar dos matérias usados que são as figurinhas .

Perguntas interessantes