Questão 1/5 - Língua Portuguesa: Redação Empresarial
Leia o texto abaixo sobre preservação do meio ambiente:
A importância da Mata Atlântica é inquestionável, precisamos dela para vivermos melhor, para respirarmos melhor, para nos alimentarmos melhor, afinal, ela é um dos pulmões da Terra e, portanto, é fundamental para nossa sobrevivência.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/como-evitar-um-texto-prolixo.htm
Considerando-se as características do texto empresarial, pode-se afirmar que no texto acima há um problema de:
A Incoerência semântica
B Falta de elementos de coesão
C Prolixidade por meio da repetição de palavras e ideias
D Ambiguidade
E Aceitabilidade
Questão 2/5 - Língua Portuguesa: Redação Empresarial
A comunicação empresarial deve ser realizada por meio do uso da norma culta da Língua Portuguesa.
No texto abaixo, percebe-se que há um problema referente ao uso inadequado de pronome. Analise-a e, posteriormente, selecione a alternativa em que esse erro não ocorra:
O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e foi conversando com a secretária aonde percebeu que o uso de uniforme é imprescindível na empresa
A O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e foi conversando com a secretária onde percebeu que o uso de uniforme é imprescindível na empresa.
B O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e foi conversando com a secretária onde percebeu que o uso de uniforme é importante para a empresa.
C O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e foi conversando com cuja secretária aonde percebeu que o uso de uniforme é imprescindível na empresa.
D O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e foi conversando com a secretária do qual percebeu que o uso de uniforme é imprescindível na empresa.
E O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e, conversando com a secretária percebeu que o uso de uniforme é imprescindível na empresa.
Soluções para a tarefa
1. Alternativa C.
Prolixidade por meio da repetição de palavras e ideias.
>> No texto, há uma repetição exagerada do termo "melhor".
O texto ficaria mais bem estruturado assim:
"(...) precisamos dela para vivermos, respirarmos e nos alimentarmos melhor (...)"
2. Alternativa E.
A) O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e foi conversando com a secretária [onde] percebeu que o uso de uniforme é imprescindível na empresa. ERRADO
>> Só usa-se "onde" quando o referente é um lugar. Como o referente é uma pessoa (a secretária), deveria-se usar o pronome "que" ou "o qual"/"a qual".
B) O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e foi conversando com a secretária [onde] percebeu que o uso de uniforme é importante para a empresa. ERRADO
>> É o mesmo motivo apresentado no item A.
C) O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e foi conversando com [cuja] secretária [aonde] percebeu que o uso de uniforme é imprescindível na empresa. ERRADO
>> Só usa-se "cuja" quando se refere à coisa possuída. E só usa-se "aonde" quando há ideia de movimento, de locomoção, não de lugar fixo.
D) O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e foi conversando com a secretária [do qual] percebeu que o uso de uniforme é imprescindível na empresa. ERRADO
>> Para substituir um referente que funciona como sujeito, usa-se o pronome "que" ou "o qual" / "a qual".
E) O CEO de nossa empresa visitou uma fábrica de uniformes e, conversando com a secretária, percebeu que o uso de uniforme é imprescindível na empresa.
>> Nesse item não há pronomes relativos. O "que" é uma conjunção integrante que liga orações subordinadas. Portanto, não há erros em relação ao uso de pronomes relativos.