Questão 1/5 - Geografia Aplicada ao Turismo
A paisagem, tanto no contexto turístico quanto geográfico, pode ser considerada como um lugar privilegiado de integrações, de sínteses de várias ‘camadas’ de informação geográfica, as quais: os legados históricos; o espaço planejado; as várias formas de intervenção humana (cidades, zonas rurais e industriais), as feições de natureza geomorfológica (relevo) e pedológica (solos), os efeitos climáticos, entre outros.
SILVEIRA, M. A. T. Geografia Aplicada ao Turismo: Fundamentos Teórico-Práticos. Curitiba: Editora InterSaberes, 2015.
De acordo com os assuntos abordados nos materiais de apoio e no livro-base da disciplina, a ‘paisagem-cenário’ se qualifica a partir da seguinte perspectiva:
A
A representação do lugar excepcional, extraordinário, devidamente citado nos guias turísticos e por sua singularidade não é só vista, mas também fotografada.
B
Aquela que se mostra de forma admirável à contemplação e aos olhares, muitas vezes, apressados dos turistas.
C
Corresponde a um espaço geográfico mais ou menos amplo (aberto) e que quase sempre é submetido ao simulacro ou à imitação.
D
Desperta lembranças de um personagem ligado à história ou à religião.
E
Aquela que é muito mais conquistada do que contemplada, pois é experimentada por todos os sentidos do corpo, por meio de um esforço aleatório.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
D) Desperta lembranças de um personagem ligado à história ou à religião.
A paisagem como já discutida em diversas ocasiões pode ser natural ou artificializada, a paisagem cenário é quando usamos elementos da paisagem para que ela possa representar algo, e assim demonstrar parte do local através de um tipo de simulação.
Sendo assim, a paisagem cenário busca mostrar para os turistas a historicidade de um país, ou seja, busca fazer com que o turista tenha um sentimento de estar dentro da história, da região.
Perguntas interessantes
Informática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás