Questão 1/5 - Estado Moderno e Contemporâneo Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “A grande questão que Rousseau procura resolver é a da possibilidade de reconciliação entre a liberdade e a submissão. Para isso, ele busca uma forma de associação na qual “cada um, unindo-se a todos, só obedece, contudo, a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes” (Rousseau, 1983, p. 32). Trata-se de uma alienação (transferência) de cada associado a comunidade toda”. Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 43. Tendo como base os ensinamentos do professor Carlos Alberto Simioni e a contextualização acima, analise os enunciados abaixo e responda a seguinte questão: qual a função do Estado para Rousseau? A Estado como defensor da vontade da maioria. B Estado como aparelho da classe dominante, a burguesia. C Estado como provedor da propriedade privada. D Estado absoluto como garantidor da paz interna e da segurança externa. E Estado estruturado em função da unificação de três poderes: 1) o Executivo; 2) a Judiciário e 3) o Legislativo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá!!
A resposta correta é a de letra A) Estado como defensor da vontade da maioria.
Bom, primeiramente o francês Jean Jacques Rousseau foi de extrema importancia pois foi um dos propulsores do pensamento Iluminista e que acarretou na Revolução Francesa que estava ocorrendo no ano de 1789.
Assim o mesmo defendia o contrato social e também debateu muito sobre a desigualdade. Esse contrato social seria basicamente "a maioria vence" ou seja, o Estado sempre deveria apoiar a maior parte da sociedade pois só assim traria um bem coletivo maior.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Respondido por
0
Resposta:
A) Estado como defensor da vontade da maioria.
Explicação:
Perguntas interessantes