Questão 1/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
A obra de Marx que melhor condensa os aspectos de sua linearidade de pensamento é o O Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte (1978), na qual o autor aplica sua tese geral do materialismo histórico e da luta de classes para explicar um fenômeno de conjuntura política na França e, principalmente, demonstra que as condutas políticas dos agentes operam também nos domínios da inconsciência e da imprevisibilidade dos resultados de suas ações.
Fonte: CLEMENTE, Augusto Júnior; JULIANO, Maíra Cabral. Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Com base no conteúdo do livro Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória analise os enunciados abaixo e selecione apenas as afirmações corretas
I – No livro O Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte, Marx propõem uma análise política com base em sua categoria analítica de classe social.
II – Para Marx, os homens atuam na esfera política procurando representar um interesse de classe, sem que esses mesmos grupos de indivíduos sejam, de fato, pertencentes à classes social que representam.
III – Marx não fazia a distinção entre os políticos burgueses, a chamada de burguesia parlamentar, e os agentes do sistema capitalista, conhecidos como burguesia extraparlamentar. Essa separação é típica do pensamento liberal.
IV – Segundo Marx, os setores sociais não são representados no Estado diretamente, mas por meio dos seus “porta-vozes” do sistema produtivo
A Apenas as assertivas I e III estão corretas.
B Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
C Apenas as assertivas II e III estão corretas.
D Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
E Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
I é verdadeira, de modo que Marx acreditava que os interesses de classe, que se sobrepunham aos indivíduos, era uma conceito muito mais confiável para explicar os intrincados fenômenos políticos.
II é verdadeira, de modo que é possível que haja um político burguês que não pertence à classe burguesa, como pode haver um político revolucionário que não é membro da classe proletária.
III é falsa, sendo importante, para Marx, fazer a distinção entre as diferentes esferas da atuação burguesa.
IV é verdadeira, pois, para Marx, o Estado seria uma parte do aparato burguês e agiria para excluir o proletariado.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás