Questão 1/5 - Comunicação Estratégica
Leia o texto abaixo e responda ao que se pede sobre argumentação.
“A GERAÇÃO DIGITAL NÃO SABE NAVEGAR
No início dos anos 90, uma coleção de enciclopédias tinha o mesmo valor educacional que um microcomputador tem hoje em dia – eram ótimas ferramentas de pesquisa para os estudantes. Para quem tem menos de 20 anos, pode parecer incompreensível. Como uma coleção de livros de capa dura, grandes, pesados e difíceis de manusear, pode ser tão eficaz quanto os programas de busca da internet, que nos colocam a dois cliques de qualquer resposta? A geração que nasceu depois do surgimento da internet tem à sua disposição o maior volume de informação da história. Mas novos estudos sugerem que a intimidade dos jovens com o mundo digital não garante que eles sejam capazes de encontrar o que precisam na internet.
Uma pesquisa da Universidade de Charleston, nos Estados Unidos, mostra que a geração digital não sabe pesquisar. Acostumados com a comodidade oferecida por mecanismos de busca como o Google, eles confiam demais na informação fácil, oferecida por esses serviços. O estudo mostrou que os estudantes usam sempre os primeiros resultados que aparecem após uma busca, sem se importar com sua procedência. No estudo, os pesquisadores pediram a um grupo de universitários que respondesse a algumas perguntas com a ajuda da internet. Mas fizeram uma pegadinha: fontes de informação que não apareciam no topo da lista de respostas do Google foram apresentadas propositalmente como primeira opção. Os estudantes nem notaram a troca: usaram as primeiras respostas acriticamente. Outro estudo realizado pela Universidade Northwestern, também nos Estados Unidos, pedia que 102 estudantes [...] buscassem termos diversos em sites de pesquisa on-line. Todos trouxeram os resultados, mas nenhum soube informar quais eram os sites usados para obter as respostas: se veio da internet, já estava bom.
A conclusão dos cientistas é que os estudantes de hoje confiam demais nas máquinas. Em princípio, esse comportamento faz sentido, porque os sistemas de buscas oferecem conteúdos cada vez mais relevantes. Mas um efeito colateral é preocupante: a perda da capacidade crítica. ‘Precisamos ensinar os alunos a avaliar a credibilidade das fontes on-line antes de confiar nelas cegamente’, diz um dos pesquisadores da Universidade de Charleston. As escolas deveriam ajudar os estudantes a julgar melhor as informações.” (VALLE, Maria Lúcia Elias. Não Erre Mais: Língua Portuguesa nas Empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013.)
O autor utiliza um recurso de argumentação conhecido por argumento de autoridade, que se constitui em: citação de uma fonte confiável, isto é, de um especialista no assunto; apresentação de dados de instituição de pesquisa ou uso de uma frase dita por algum líder ou político, filósofo ou sociólogo, por uma autoridade no assunto abordado. A citação deixa mais consistente o texto.
De acordo com os conceitos abordados no livro-base, assinale a alternativa correta indicando em qual ou quais parágrafos é utilizado o recurso argumento de autoridade.
A Primeiro parágrafo
B Segundo parágrafo
C Terceiro parágrafo
D Quarto parágrafo
E Quinto parágrafo
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
B Segundo parágrafo
APOL 100
Respondido por
6
Olá.
Como vai?
O texto apresenta a mudança do comportamento das gerações em relação a busca pela informação que foi alterada conforme o advento da internet. Antes as pessoas realizavam as buscas por meio das enciclopédias.
Atualmente essas buscas são feitas por meio do computador, tablet, smartphone, dentre outros meios que possuem conexão com a internet.
O recurso argumento de autoridade nada mais é que uma pessoa importante falando sobre determinado assunto, o que permite uma maior credibilidade ao que se fala.
Esse recurso pode ser percebido no segundo parágrafo.
Portanto a alternativa correta é a letra B.
Abraços!
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás