Questão 1/5 - Bioestatística
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na investigação, [...] trabalha-se tradicionalmente com testes de hipóteses. Partindo de um corpo teórico formula-se uma ou várias hipóteses e depois, com base nos dados empíricos, tomam-se decisões. Face à hipótese o que poderá o investigador decidir? Com que base lógica toma uma decisão?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOUREIRO, L. M. J.; GAMEIRO, M. G. H. Interpretação crítica dos resultados estatísticos: para lá da significância estatística. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, n. 3, p. 151-162, 2011. p. 153.
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas sobre amostras e hipóteses na bioestatística, assinale a alternativa correta:
A As amostras são selecionadas de forma a confirmar a hipótese do investigador.
B Testes de aderência à normalidade buscam encontrar a hipótese nula, ou seja, que a distribuição é normal.
C Amostras que possuem vieses pela forma de obtenção, tamanho, distribuição das variáveis e pareamento devem ser excluídas das pesquisas.
D Em qualquer comparação entre duas amostras, a hipótese nula (H0) é que elas são diferentes e a hipótese alternativa (H1) é que não há diferença entre os grupos.
E As hipóteses só podem ser testadas por testes estatísticos se a hipótese de normalidade é confirmada nos testes específicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Olá,
Os testes de aderência a normalidade buscam encontrar hipóteses em que a distribuição é normal (através do distânciamento da média em Desvio Padrões), ou seja, a hipótese ser nula. É fundamental nestes casos que não se busque confirmar uma hipótese, mas sim testa-la.
Logo a alternativa correta é:
B Testes de aderência à normalidade buscam encontrar a hipótese nula, ou seja, que a distribuição é normal.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás