Questão 1/5 - Administração Judiciária
Lemos, na obra-base de Administração Judiciária, uma análise interessante sobre a administração da justiça. Veja:
“Em análise da administração da justiça, em geral, com a precariedade e falta de uniformidade nos sistemas de informatização (várias ilhas incomunicáveis), percebe-se (nossa posição) uma administração de estrutura simples preponderantemente burocrática, com as ações e decisões vindas de cima para baixo.
Sem conhecer e explorar o que cada um desses mecanismos pode oferecer, no plano de gestão dos tribunais, o resultado acaba sendo inadequado e desconhecido da cúpula diretiva. Esse desconhecimento nos remete ao caso da rainha descrita por Antoine de Saint-Exupéry que, desejando conhecer os seus súditos e saber se eles gostavam de seu reinado, orientada por seus cortesãos, saiu dos limites do palácio para conhecê-los: Vislumbrou pessoas felizes, bem alimentadas, saudáveis, tudo cuidadosamente preparado pelos cortesãos, que ergueram ao longo da estrada um cenário maravilhoso e contrataram artistas para que dançassem ali. Fora daquele estreito caminho, ela nem sequer entreviu nada e não soube que, pelos campos adentro, seu nome era amaldiçoado pelos que morriam de fome (CALANZANI, 1999, p. 29).” (BACELLAR, Roberto Portugal. Administração judiciária – com justiça. Curitiba: InterSaberes, 2016).
No texto literário mencionado, temos aplicação para o Poder Judiciário brasileiro. Com base no texto, quais são as críticas que podem ser feitas a ele?
I. Renovam-se as gestões administrativas dos tribunais e permanece a mesma estrutura simples de baixa aprendizagem.
II. Temos unificação dos programas de informática e computação em toda a esfera judicial.
III. Há uma estrutura burocrática, centralizada e sem padronização dos sistemas de tecnologia da informação (TI).
IV. Não há, em geral, padronização interna dos sistemas entre os órgãos da própria estrutura.
V. O Poder Judiciário se considera autossuficiente, sempre recusa auxílio dos outros poderes.
É correto apenas o que se afirma em:
A
I, III e IV.
B
I, II e IV.
C
I, II, III, IV e V.
D
II, III e V.
E
II e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Os tribunais brasileiros passam por um problema de falta de uniformização dos sistemas informacionais e o problema maior pode ser visto especialmente nas varas de direito penal. Isso porque, até 2018, não existia sequer um cadastro unificado de detentos no país.
Além disso, permanecem as estruturas de baixa eficiência e aprendizagem nos tribunais, que também não são tão ajudados pela falta de infraestrutura.
A alternativa correta é a A (I, III e IV).
Respondido por
0
Resposta:
jivbbvbbvkjfbvkbvsfdkvbdrbdgxdklvbdilgdhkx
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás