Questão 1 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Considerando as relações entre deficiência e o caráter inevitavelmente variado da natureza (diversidade) e intolerância à deficiência física (estigma da imperfeição) abordadas no texto-base A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma, é correto afirmar que
Soluções para a tarefa
Olá!
Em primeiro lugar, vejamos quais alternativas a questão nos apresenta:
A) A sociedade aceita sem restrições as pessoas que possuem deficiência, salvo algumas poucas situações específicas, em que se estigmatizam essas pessoas.
B) A sociedade, ao longo do tempo, continua a legitimar os valores preconceituosos em relação às pessoas portadoras de deficiência, tanto do ponto de vista cultural quanto do indivíduo.
C) Nos dias de hoje, não há mais, salvo raras exceções, o estigma da deficiência. Em pleno século XXI, a grande maioria das pessoas se encontram muito bem informadas e libertas de “pré-conceitos” e preconceitos.
D) O preconceito contra as pessoas com deficiência é apenas uma questão individual: o preconceituoso necessita exteriorizar sua repulsa a uma sociedade que aceita sem restrições a condição de pessoas deficientes.
E) A sociedade continua a estigmatizar as pessoas deficientes, no entanto é válido salientar que esse problema não é de ordem cultural, mas apenas de ordem social.
Resposta Correta – Letra B
A sociedade continua a legitimar valores preconceituosos em relação às pessoas portadoras de deficiência. Desta forma o estigma da deficiência permanece, restringindo a inclusão e perpetuando os preconceitos historicamente construídos, o que revela a ordem cultural e coletiva – portanto não individual – de todo o tipo de conduta preconceituosa.
Bons estudos!