QUESTÃO 09 - A respeito da Revolução Pernambucana de 1817, considere as seguintes afirmativas: I. Foi marcada por forte sentimento antilusitano, resultante do aumento dos impostos e dos grandes privilégios concedidos aos comerciantes portugueses. II. Não contou com o apoio de religiosos e militares, tendo apenas a adesão dos demais segmentos da população. III. Foi uma revolta sangrenta que durou mais de dois meses e deixou profundas marcas no Nordeste, com os combates armados passando de Recife para o sertão, estendendo-se também a Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. IV. A revolta foi sufocada apenas dois anos depois por tropas aliadas, reunindo forças armadas portuguesas, francesas e inglesas. V. Propunha a República, com igualdade de direitos e a tolerância religiosa, mas não previa a abolição da escravidão. São verdadeiras apenas as afirmativas: a) I, II e III. b) I, IV e V. c) I, III e V. d) II, III e IV. e) II, III e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, III e V
Explicação:
Fonte: Gabarito Ufpr
A Revolução Pernambucana de 1817 foi marcada pelo sentimento anti lusitano, por ter sido uma revolução sangrenta, e por propor a criação de uma república com igualdade de direitos, mas ainda escravocrata (alternativa correta C).
O que foi a Revolução Pernambucana de 1817?
A Revolução foi um movimento emancipatório que buscava a independência política e econômica do estado de Pernambuco, gerando uma revolução contra a coroa portuguesa.
Um forte sentimento antilusitano foi responsável pelo movimento, uma vez que os comerciantes portugueses possuíam uma série de vantagens frente aos brasileiros. A coroa logo suprimiu a revolta, com receio de que se alastrasse para outras províncias.
Leia mais sobre a Revolução Pernambucana em:
https://brainly.com.br/tarefa/1015859