Questão 08 - (D13) A industrialização brasileira ocorreu com maior intensidade no estado de São Paulo, impulsionando
o crescimento da capital paulista. Na década de 1970, São Paulo era responsável por 58,42% da produção industrial do
país, e a região metropolitana concentrava 77,52% do total do estado. Atualmente qual região brasileira apresenta a maior
concentração industrial e abriga uma parcela importante dos centros de comando das empresas instaladas em outras
regiões? (1.0 pontos):
(A) Nordeste;
(B) Centro-Oeste;
(C) Norte;
(D) Sudeste
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira. Na região sudeste os estados produtores de café eram principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O declínio do café, no final da década de 1920, foi provocado pela crise de 29, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram, entre outras, na indústria, as primeiras se limitavam ao setor têxtil, alimentação, bens de consumo, sabão e velas.
O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da:
• Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.
• Rede de transportes, uma vez que as infra-estruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria prima e mercadorias.
• Do grande número de mão-de-obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem européia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.
Fora os recursos naturais e industrias abundantes que se destacam na região.