Questão 08 - A revolta constitucionalista de 1932, ocorrida em São Paulo, buscava recuperar a hegemonia política perdida em 1930 e a constitucionalização do país. Sobre essa revolta, todas as alternativas estão corretas, a: *
(A) A insatisfação dos paulistas com a ausência de uma constituição e a nomeação de um interventor militar pernambucano para São Paulo estão entre os principais motivos que levaram o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Democrático (PD) a formarem a Frente Única Paulista (FUP) a conduzirem a Revolução Constitucionalista.
(B) Os paulistas contaram com o apoio político e militar do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Posteriormente, mineiros e paulistas iriam formar uma aliança para as eleições presidenciais de 1934.
(C) No esforço de guerra em prol de São Paulo, empresários apoiaram o movimento constitucionalista na produção de capacetes, armas e munições.
(D) O governo paulista realizou a campanha “ouro para o bem de São Paulo”, convocando a população para contribuir no esforço de guerra.
(E) Apesar da derrota militar, muitos argumentam que o Estado de São Paulo foi vitorioso politicamente, pois foi convocada uma Assembleia Constituinte que promulgou, em 1934, uma nova Constituição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
(A) A insatisfação dos paulistas com a ausência de uma constituição e a nomeação de um interventor militar pernambucano para São Paulo estão entre os principais motivos que levaram o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Democrático (PD) a formarem a Frente Única Paulista (FUP) a conduzirem a Revolução Constitucionalista. --- VERDADEIRO como "punição" para SP, Vargas nomeia o Tenente João Alberto como interventor (espécie de governador).
(B) Os paulistas contaram com o apoio político e militar do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Posteriormente, mineiros e paulistas iriam formar uma aliança para as eleições presidenciais de 1934. --- FALSA MG+RS+VARGAS+TENENTES formava uma aliança contra SP.
(C) No esforço de guerra em prol de São Paulo, empresários apoiaram o movimento constitucionalista na produção de capacetes, armas e munições. --- VERDADEIRO a Revolução contou muito com investimento de empresários, pois uma guerra gera muitos gastos e o estado de SP não tinha dinheiro para arcar sozinho com isso.
(D) O governo paulista realizou a campanha “ouro para o bem de São Paulo”, convocando a população para contribuir no esforço de guerra. --- VERDADEIRO esse foi um dos principais slogans, o qual pedia que civis entregassem ouro para financiar a guerra.
(E) Apesar da derrota militar, muitos argumentam que o Estado de São Paulo foi vitorioso politicamente, pois foi convocada uma Assembleia Constituinte que promulgou, em 1934, uma nova Constituição. --- VERDADEIRO Vargas venceu militarmente, mas como estratégia política promete a constituição (solicitação dos paulistas) para não ser acusado de ditador e culpabilizar somente SP pela guerra.