Questão 07 – No século V a.C., Atenas contava com cerca de 250 mil habitantes. É possível estimar que apenas 10% dessa população, cerca de 25 mil pessoas, era considerada cidadã. (CARDOSO, Oldimar. Tudo é História. 6º Ano. São Paulo : Atica, 2009, p.102.) Conforme o texto acima afirma, apenas uma minoria da população ateniense era considerada cidadã, podendo participar das decisões políticas. Podemos explicar esse fato, da seguinte maneira: a) em Atenas, apenas os soldados, que constituíam cerca de 10% da população, eram considerados cidadãos, podendo participar das assembleias. b) a minoria da população, formada por homens e mulheres descendentes dos fundadores da cidade, é que tinham direitos políticos. c) apenas os sacerdotes, que administravam os templos, tinham o direito de participar da democracia ateniense. d) em Atenas, a maioria da população formada por mulheres, escravos, estrangeiros e crianças, não era reconhecida como cidadã. Dessa maneira,
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) em Atenas, a maioria da população formada por mulheres, escravos, estrangeiros e crianças, não era reconhecida como cidadã.
Resposta:Em geral, acredita-se que apenas 30% da população adulta de Atenas era elegível para participar do processo eleitoral. A liberdade e a igualdade constituíram a essência dessa democracia expressa através de três princípios básicos: isocracia, isonomia e isegoria.
A partir de 594 a.C., Sólon, o novo legislador, ampliou o leque de reformas políticas em Atenas, eliminou a escravidão por dividas e resolveu dividir a população ateniense por meio do poderio econômico de cada indivíduo. Dessa forma, os comerciantes enriquecidos conquistaram direito de participação política. Além disso, novas instituições políticas foram adotadas.
<Letra d)>
Espero ter ajudado :)