ENEM, perguntado por leonardooliveiraleal, 1 ano atrás

QUESTÃO 06
O conceito de Sistema Internacional é basilar na área de Relações Internacionais. Raymond Aron (1962), definiu sistema internacional como “o conjunto constituído pelas unidades políticas que mantém relações regulares entre si e que são suscetíveis de entrar numa guerra geral”.

Sobre o Sistema Internacional, podemos considerer que:

A) A anarquia internacional constitui sua principal característica.
B) Os Estados não tem legitimidade para usar a força no plano internacional.
C) O Sistema Onternacional é sempre unipolar.
D) A ONU atua como um governo internacional, com autoridade sobre os Estados.
E) Os Estados não são soberanos.


QUESTÃO 07
“...não produz grandes devoções, mas sugere todos os dias pequenos sacrifícios; ela sozinha não seria capaz de fazer virtuoso um homem, mas forma uma multidão de cidadãos regrados, temperantes, moderados, previdentes, senhores de si; e, se não leva diretamente à virtude pela vontade, aproxima insensivelmente dela pelos hábitos” (TOCQUEVILLE, Alexis de. “A democracia na América – Livro II, Segunda Parte – A influência da democracia sobre os sentimentos dos americanos”. São Paulo: Martins Fontes: 2004, p. 149).

Com base do trecho acima, assinale a alternativa correta:

A) O trecho diz respeito ao conceito clássico de democracia cunhado por Tocqueville, que influenciou não só a Independência dos EUA como também a Revolução Francesa.
B) O trecho aprofunda o conceito de contrato social trabalhado por Thomas Hobbes em “O Leviatã”, daí a menção à formação de “uma multidão de cidadãos regrados”.
C) O trecho se refere à ideia de soberania popular defendida pelo autor suíço, a qual influenciaria decisivamente os eventos de 1789, daí Tocqueville ser considerado o “patrono da Revolução Francesa”.
D) O trecho diz respeito à ideia de moderação, da qual deriva a teoria da separação dos três poderes, originalmente trabalhado por Monstesquieu, mas que se encontra contextualizada na referida passagem de Tocqueville para a realidade norte-americana.
E) O trecho se refere ao conceito de doutrina do interesse bem compreendido, o qual, segundo Tocqueville, acomodando-se maravilhosamente às fraquezas dos homens, obtém com facilidade um grande império.



QUESTÃO 08
“O caráter peculiar da social-democracia se resumia aos seguintes termos: reivindicavam-se instituições republicanas democráticas, não como meio de suprimir dois extremos, o capital e o trabalho assalariado, mas como meio de atenuar a sua contradição e transformá-la em harmonia. Quaisquer que sejam as medidas propostas para alcançar esse propósito, por mais que ele seja ornado com concepções mais ou menos revolucionárias, o teor permanece o mesmo”.
Nélio Schneider; Friedrich Engels; Karl Marx. O 18 de brumário de Luís Bonaparte (Marx e Engels) (Locais do Kindle 528-530). Edição do Kindle.

O texto acima, escrito em 1852, se preocupa com as mudanças políticas ocorridas na França em 1848, focando, principalmente, no fracasso da revolução socialista esperada. Acerca desse conceito, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A burguesia, por temer pela perda dos seus privilégios, não busca uma revolução social, mas sim mudanças que possibilitem um apaziguamento das classes inferiores, de maneira a impedir que haja uma revolta ou mesmo um incomodo suficiente para que essas classes se voltem contra o opressor no poder.

PORQUE

II. Novas estruturas de poder permitiriam com que as classes proletárias obtivessem acesso aos bens sociais, fazendo com que a desigualdade política inexistisse, e trazendo, por consequência, o fim da desigualdade social e a criação de um ambiente de igualdade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 09
A obra de Immanuel Kant “A Paz Perpétua“ (1795), é considerada por muitos uma importante expressão do pensamento liberal. Nela o autor apresenta sua tese pacifista, definida em três pilares: soicedades democráticas, um pacto ou contrato mútuo de não agressão e a defesa de uma lei cosmopolita.

A respeito desse tema, avalie as afirmações abaixo.

I. Para o autor a paz só existe em Estados republicanos democráticos.
II. O autor destacou a importância das trocas comerciais como fator pacificador.
III. Kant defendeu os tratados secretos.
IV. De acordo com o autor, os exércitos permanentes jamais devem ser eliminados.
V. Kant condenou o direito cosmopolita.

É correto o que se afirma em:

A) Apenas I e II.
B) Apenas II e IV.
C) Apenas III e IV.
D) Apenas I, II e III.
E) Apenas I, III e IV.


Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
4

Olá!

É recomendável que coloque o minimo de questões para assim poder ajuda-lo melhor a resolver suas dúvidas

1) A noção de sistema internacional é usada dentro da estrutura da teoria das relações internacionais, bem como na geopolítica e no direito internacional, a fim de designar principalmente relações dos Estados, entre si e com outros organismos como  a ONU, a OCDE e o BID, que também são sujeitos ao direito internacional, que é exercido pela Corte internacional de justiça.

O mundo atual tende a se organizar com uma estrutura multipolar, dado o importante desenvolvimento de várias nações. A ausência de um sistema internacional ou seu desenvolvimento muito limitado certamente daria lugar à anarquia internacional

Alternativa correta:

B)Os Estados não tem legitimidade para usar a força no plano internacional.

Perguntas interessantes