História, perguntado por edmilsonmanjate3359, 2 meses atrás

Questão 06 - (enem/2018-ppl-adaptada) leia o texto a seguir. Quantos há que os telhados têm vidrosos e deixam de atirar sua pedrada, de sua mesma telha receiosos. Adeus, praia, adeus, ribeira, de regatões tabaquistas, que vende gato por lebre querendo enganar a vista. Nenhum modo de desculpa tendes, que valer-vos possa: que se o cão entra na igreja, é porque acha aberta a porta. Guerra, g. M. In: lima, r. T. Abecê de folclore. São paulo: martins fontes, 2003 (fragmento). Ao organizar as informações, no processo de construção do texto, o autor estabelece sua intenção comunicativa. Nesse poema, gregório de matos explora os ditados populares com o objetivo de * (a) enumerar atitudes. (b) descrever costumes. (c) demonstrar sabedoria. (d) recomendar precaução. (e) criticar comportamentos

Soluções para a tarefa

Respondido por flavianeojou
0

Conseguimos verificar a intenção, quando nós observamos como ele organizou as informações, que neste caso foi através de ditados populares, portanto, temos que seu objetivo é criticar comportamentos, alternativa correta: letra E.

Para compreendermos melhor o porquê da resposta, nós devemos analisar as frases do ditado popular disponibilizado pelo enunciado.

Entendo o texto Guerra do livro Abecê de folclore

A expressão "quantos há" significa quem nunca? E no contexto do trecho descreve pessoas com índole questionáveis e que por conta disso, deixam de criticar pessoas alheias com medo também que seu erro venha a tona.

O segundo trecho descreve pessoas enganadoras que vendem "gato por lebre", ou seja, descreve situações onde se adquire um produto ou serviço acreditando ser uma coisa, porém, é outra totalmente diferente daquilo que se esperava.

E o último nos mostra que não há desculpa que o possa se valer, e que se há um enganador é porque alguém deu-lhe espaço para enganar.

Tendo as informações em mente:

  • Temos que em todo o texto o autor continuou mantendo a mesma postura do começo ao fim, portanto não houve enumeração de atitudes;
  • Quanto ao costume, o mesmo não foi descrito, apenas metaforizado a partir dos ditados populares;
  • O ditado popular possui sabedoria, mas o mesmo no texto não foi utilizado pelo autor para este fim;
  • Não há recomendações quanto a precaução ou cuidado no texto ao qual conseguimos detectar;
  • Quanto a criticar comportamentos, podemos afirmar que sim, o autor critica comportamentos quando aponta defeitos nos comportamentos alheios das pessoas.

Com isso, conseguimos perceber que a resposta correta é a letra e: criticar comportamentos.

Saiba mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241

#SPJ4

Perguntas interessantes