QUESTÃO 06. A vegetação do cerrado é constituída por árvores esparsas que apresentam troncos retorcidos e raízes profundas, disseminadas em meio a arbustos. As raízes dessas árvores são uma importante estratégia evolutiva, pois a) aumentam a taxa de fotossíntese das árvores, o que eleva a produção de biomassa. b) melhoram a sustentação das árvores no solo, que se torna arenoso nos períodos intensos de seca. c) possibilitam a absorção de água de regiões mais profundas do solo, inclusive em períodos de seca. d) dificultam a ação de predadores que se alimentam desses órgãos, provocando a morte das árvores
Soluções para a tarefa
Resposta:
C)
Explicação: As raízes das plantas do cerrado são bem profundas para alcançar a agua que existe no subsolo fazendo com que as plantas sobrevivam aos períodos de seca.
As raízes das árvores citadas são formas evolutivas muito importantes, uma vez que possibilitam a absorção de água de bolsões d´água mais fundos, essenciais em locais de seca, justamente em que a umidade á baixa, assim como a disponibilidade de água (Alternativa C).
Raízes esparsas e profundas são adaptações evolutivas muito importantes e essenciais para a sobrevivência de algumas plantas para o ambiente árido. Estas adaptações não somente estão associadas à extração de água de locais mais fundos, como a redução de liberação de água para o meio ambiente, como através dos troncos retorcidos.
Entenda mais sobre raízes profundas em: brainly.com.br/tarefa/1352349