QUESTÃO 06 A Portaria N. 2.436, de 21 de setembro de 2017, aprova a nova Política Nacional de Atenção Básica – PNAB, com vistas à revisão da regulamentação de implantação e operacionalização vigentes, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, estabelecendo-se as diretrizes para a organização do componente Atenção Básica, na Rede de Atenção à Saúde – RAS. Em relação à PNAB, assinale a alternativa correta.
a) Recomenda-se uma população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 1.500 a 5.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica;
b) Equipe de Saúde da Família (eSF) é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS, composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde (ACS) e agente de combate às endemias (ACE);
c) Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF, excetuando-se o profissional médico, que pode optar por carga horária de 20 (vinte) horas semanais. Dessa forma, com exceção dos médicos, os demais profissionais da ESF poderão estar vinculados a apenas 1 (uma) equipe de Saúde da Família, no SCNES vigente.
d) Os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf-AB) se constituem em uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por categorias de profissionais da saúde, complementar às equipes que atuam na Atenção Básica, atuando de maneira integrada para dar suporte (clínico, sanitário e pedagógico) aos profissionais das equipes de Saúde da Família (eSF), não podendo ser
vinculadas às equipes de Atenção Básica (eAB).
e) Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
O objetivo que os profissionais trabalhem em conjunto com a base da saúde.
A alternativa correta sobre a PNAB - Política Nacional de Atenção Básica é a Letra B (Equipe de Saúde da Família (eSF) é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no país, com a ajuda de uma equipe multiprofissional).
PNAB - Política Nacional de Atenção Básica
A PNAB - Política Nacional de Atenção Básica traz uma consolidação e desenvolvimento do SUS através de movimentos sociais, seus usuários e os gestores, dentro das três esferas de governo.
Através da PNAB foi possível organizar a RAS (Redes de Atenção à Saúde), com a finalidade de proporcionar um cuidado integral e que atenda às necessidades populacionais.
Para que a RAS funcione é necessário que a atenção básica cumpra algumas funções, sendo elas:
- Ser resolutiva;
- Ser base;
- Ordenar as redes;
- Coordenar o cuidado.
Para saber mais sobre a PNAB clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/40249892
#SPJ2