QUESTÃO 05 - Sobre o meio natural da América, assinale a alternativa ERRADA: * 12 pontos O continente americano possui grande diversidade de meios naturais: glaciais, desertos quentes e frios, tropicais, temperados, montanhosos, além de outros. A América, como já vimos, é o continente mais extenso na direção norte-sul. Possui terras nas três zonas climáticas do planeta, definidas pelo ângulo de incidência dos raios solares: zona glacial ou polar; zona temperada do norte e do sul; e zona tropical. Vários tipos de clima são definidos de acordo com a interação dessas zonas climáticas com o relevo e suas altitudes, com a latitude, com as correntes marítimas quentes e frias que chegam ao continente americano. A Cordilheira dos Andes não influencia no clima do território dos países da América do Sul. Apenas o desmatamento é um fator que pode mudar o clima.
Soluções para a tarefa
Os aspectos naturais do continente americano caracterizam-se pela ampla diversidade provocada pelas variações de latitude e pelo tectonismo ativo em algumas áreas.
O continente americano apresenta uma larga extensão territorial no sentido norte-sul, ou seja, possui uma grande variação em suas latitudes. Ao norte, ele é banhado pelo Oceano Glacial Ártico e, ao sul, pelo Oceano Glacial Antártico. A oeste, o referido continente é banhado pelo Oceano Pacífico, e a leste, pelo Oceano Atlântico.
As grandes variações de latitude são um fator muito importante para a composição dos aspectos naturais do continente americano, que, por isso, apresenta uma grande variabilidade tanto em seus tipos climáticos quanto em sua vegetação. Além disso, o clima é influenciado também em grande parte pelas variações de altitude e pela maritimidade e continentalidade.
Nas porções setentrionais, o clima da América é o polar, uma vez que parte de sua área é recortada pelo círculo polar ártico, que indica as zonas da Terra que recebem em menor intensidade o calor dos raios solares, sobretudo no inverno, quando os solstícios inviabilizam a iluminação natural em várias áreas.
Em várias áreas na América do Norte e na América do Sul, os climas temperado e continental predominam, com a existência também de áreas desérticas e semiáridas graças ao bloqueio das massas de ar pelas formas de relevo, como ocorre no Nordeste brasileiro, no Chile e nos desertos dos Estados Unidos e México.