QUESTÃO 05 - Leia o fragmento de um relato de viagem abaixo e responda ao que se pede.
Capitulo xa Partimos com o tempo encoberto, mas estável. Não teriamos de nos preocupar nem com calores cansativos nem com chuvas desastrosas. Um tempo próprio para o turismo. O prazer de galopar por um pais desconhecido deixava-me de bom humor naquele inicio de aventura. Sentia toda a felicidade, todo o prazer e liberdade de um excursionista. Começava a gostar da viagem. "Afinal, o que estou arriscando?", dizia-me. "Viajar por um pais dos mais curiosos, escalar uma montanha bastante notável, na pior das hipóteses, descer ao fundo de uma cratera extinta! (...) Quanto à existencia de uma galeria que acaba no centro do globo, pura imaginação! Pura impossibilidade! (...) Os dois cavalos carregados com nossas bagagens seguiam-no sem que fosse necessário conduzi- los. Eu e meu tio lamos atrás sem nos salrmos muito mal em nossos animais pequenos, mas vigorosos. A Islândia é uma das maiores ilhas da Europa. (...). Alguns picos, mais ousados, perfuravam as nuvens cinzentas e reapareciam acima dos vapores moventes como escolhos que emergiam em pleno céu. Muitas vezes essas cadelas de rochas áridas lançavam uma de suas pontas ao mar e cortavam as pastagens; mas sempre havia lugar suficiente para passar. Além disso, nossos cavalos escolhiam instintivamente os lugares propícios sem nunca diminuir a marcha. Meu tio nem tinha o consolo de excitar sua montaria com a voz ou com o chicote; não lhe era permitido ser impaciente. Não podia evitar sorrir ao vê-lo tão alto em seu cavalinho, e, como suas pernas compridas roçavam o chão, parecia um centauro de seis pés. (VERNE, Júlio, Viagem ao Centro da Terra)
E muito comum em relatos de viagem, além dos fatos e ações, observarmos as impressões elou emoções de quem narra. Marque a opção que não apresenta o pensamento do narrador durante a viagem, mas sim um fato.
A) Partimos com o tempo encoberto, mas estável.
B) "Afinal, o que estou arriscando?"
C) "Viajar por um pais dos mais curiosos, escalar uma montanha bastante notável, na pior das hipóteses, descer ao fundo de uma cratera extinta!"
D) Quanto à existência de uma galeria que acaba no centro do globo, pura imaginação! Pura impossibilidade!
E) Não podia evitar sorrir ao vê-lo tão alto em seu cavalinho, e, como suas pernas compridas roçavam o chão, parecia um centauro de seis pés. [...]
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
boa noite tudo bem espero que sim
resposta:
LETRA A
a)Partimos com o tempo encoberto, mas estável.
Explicação passo a passo:
Perguntas interessantes