Questão 05)
A partir da Conferência [de Berlim, em 1885], a corrida ao continente africano foi acelerada, num gesto inequívoco de violência geográfica por meio da qual quase todo o espaço recortado ganhou um mapa para ser explorado e submetido a controle. A demarcação das fronteiras prosseguiu, estendendo-se até depois da Primeira Grande Guerra.
(Divisão da África, 1885 in H. L. Wesseling. Dividir para dominar:
a partilha da África (1880-1914). Rio de Janeiro: UFRJ/Revan, 1998.)
(Leila Leite Hernandez. A África na sala de aula.
São Paulo: Selo Negro Edições, 2005.)
O mapa e o texto tratam do expansionismo europeu na África e da partilha do continente. Relacione
a) o expansionismo europeu no século XIX e seus objetivos na colonização da África.
b) a forma como se deu a divisão da África e sua ligação com problemas étnicos e nacionais que o continente enfrenta atualmente.
ME AJUDEM PFVR
viotaria:
a) A dominação do continente africano implicava em mão de obra escrava, local para exploração (pedras e metais preciosos, além de novas especies de plantas/animais) o que favorecia o enriquecimento de países europeus, já que não seria gasto quase nada para manter os escravizados em condições subhumanas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
a) A dominação do continente africano implicava em mão de obra escrava, local para exploração (pedras e metais preciosos, além de novas especies de plantas/animais) o que favorecia o enriquecimento de países europeus, já que não seria gasto quase nada para manter os escravizados em condições sub humanas.
b) O continente africano sempre foi extremamente diversificado e por isso as fronteiras eram baseadas em religião/tribo, com a chegada do colonizador essas fronteiras foram modificadas e implicou em brigas internas gerando morte/venda de nativos por nativos para o colonizador/desaparecimento de tribos, etc. Estas desavenças perduram até hoje no continente, pois as demarcações não foram desfeitas após a libertação do continente.
Perguntas interessantes