História, perguntado por Ikuninho22, 7 meses atrás

QUESTÃO 04- "Quando, na madrugada de 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs Pedro II, ninguém veio em socorro do velho e doente imperador. A espada do Marechal Deodoro da Fonseca abria as portas da República para que por ela passassem os republicanos carregando um novo rei: o café de São Paulo. "De que maneira se explica o isolamento político de Pedro II? *​

Soluções para a tarefa

Respondido por hanaclarar303
33

Resposta:

Podemos explicar o isolamento político de Dom Pedro II, entre outras razões, pelas querelas entre Imperador e Igreja e pela perda do apoio dos latifundiários.

As querelas, surgidas ainda na década de 1870, fizeram com que os católicos, o maior grupo religioso nacional, vissem com maus olhos a atuação do Imperador.

Já a abolição da escravatura, nos moldes que foi feita, alienou os latifundiários que, tendo se sentido prejudicados, pararam de apoiar o Império.

OU

O isolamento político de Pedro II deu-se porque o exército, o clero e a aristocracia deixaram de apoiá-lo, assim ele se isolou porque estava politicamente enfraquecido.

Respondido por Suzi072022
2

O isolamento político de D. Pedro II se relaciona aos problemas e crises que o Brasil passava no final do século XIX, com destaque para a Guerra do Paraguai, a abolição da escravatura, a questão religiosa e a imposição do Poder Moderador em um momento de contestação de poder.

O Poder Moderador dava ao imperador todas as rédeas da política nacional, e foi implementado pela Constituição de 1824. Conforme os problemas políticos e econômicos do Brasil aumentavam, D. Pedro II começou a ser mais contestado.

A Guerra do Paraguai, de 1864-1870, fortaleceu o Exército brasileiro e a dívida externa do país. A devastação do Paraguai também impactou a imprensa brasileira, que passou a questionar o Império.

Isolamento de D. Pedro II

  • Os militares brasileiros, fortalecidos pela Guerra do Paraguai, passaram a questionar a liderança política e queriam maior participação ativa.
  • O Papa Pio IX afirmou o poder da Igreja em relação aos cargos eclesiásticos, o que entrou em conflito com a política centralizadora do Império.
  • A legislação abolicionista e o fim da escravidão em 1888 fizeram com que os os fazendeiros parassem de apoiar o governo central.

Sobre o Segundo Reinado, confira: https://brainly.com.br/tarefa/11244628

#SPJ2

Perguntas interessantes