Ed. Física, perguntado por Romeicka, 1 ano atrás

QUESTAO 04
Quais equipamentos são
utilizados durante a competição do
trekking, para auxiliar na conquista dos
objetivos dos grupos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasprado143
10

Resposta:

O termo trekking tem origem africana e quer dizer seguir, a pé, um ritmo ou percurso. Ou seja, o trekkingé uma modalidade de caminhada (curta ou longa) por trilhas e montanhas que une a atividade física saudável ao contato com a natureza.

Por ser uma atividade física de baixo impacto, é uma excelente opção de esporte para ser praticado por diversos perfis de pessoas, desde os mais sedentários até os mais ativos e em todas as idades. Conheça um pouco mais de sua história!

História do trekking  

O trekking como conhecemos hoje, nasceu no século XIX, mais precisamente com os holandeses que colonizaram a África do Sul. Em um primeiro momento, eles usavam o termo “trekking” para se referir à resistência física e ao sofrimento. Contudo, com a chegada dos ingleses na região, a palavra teve modificações e passou a significar longas caminhadas pela qual os trabalhadores ingleses precisavam passar.

Hoje, trekking se refere a um dos esportes que mais vem crescendo em todo o mundo, tendo, inclusive, campeonatos nacionais e mundiais.

O trekking é, com toda certeza, o esporte que melhor possibilita a ligação entre condicionamento físico e mental. Isso porque ele une a prática da atividade física ao contato com o meio ambiente, ajudando no relaxamento, na reflexão e no contato com o “eu” interior. Essa ligação direta com o natural e consigo mesmo age positivamente, tanto a saúde física, quanto a saúde emocional de seus praticantes.

Vivendo num dia a dia tão agitado e cheio de atribulações como na vida moderna, a experiência de oferecer um tempo a si mesmo, em contato com a natureza, é uma ótima chance de relaxar, recuperar as energias e se preparar para levar a rotina com mais leveza e serenidade.

2. Saiba quais são os tipos de trekking

O trekking é um esporte democrático que pode ser praticado de diversas maneiras e por diferentes perfis de pessoas. Isso se dá pela amplitude dos seus tipos e modalidades: lazer, competição, duração, velocidade, distância e níveis de dificuldade.

Conheça, a seguir, os principais tipos de trekking e saiba qual combina mais com o seu estilo de vida!

Trekking de um dia

Este é um dos trekkings mais praticados em todo mundo e se caracteriza pelo lazer. Em geral, são caminhadas de curta duração, em que são percorridos cerca de 10 km. Suas marcas de início e fim são bem delimitadas, tendo como destino um cume específico ou a travessia entre um local e outro. Essa modalidade pode ser vivenciada individualmente ou em grupos. No país, existem diversas trilhas que atendem à estas características.

Trekking de longa distância ou travessias

Assim como o trekking de um dia, as travessias são caminhadas feitas com intuito de lazer e tem como objetivo a travessia entre dois pontos específicos. Geralmente, são praticadas em grupos, sendo necessário equipamentos para pernoite na trilha, como barraca, mantas, saco de dormir e alimentação adequada para a quantidade de dias. A duração dessa caminhada depende da distância entre os dois pontos e o nível de dificuldade da trilha a ser percorrida.

Alguns desses trekkings de longa distância ainda podem ser consideradas expedições quando, em sua equipe, há carregadores, guias, cozinheiros e outros profissionais que ajudam no dia a dia da travessia.

Trekking de regularidade

Diferente dos primeiros dois tipos, esse trekking tem como objetivo a competição e possui regras bem delimitadas, sendo praticadas por grupos com de 3 a 6 integrantes. O percurso, nesse caso, é determinado pela organização das provas, que escolherá uma trilha com local e duração bem definidos. Além disso, outra característica desse trekking, é que, obrigatoriamente, os participantes não podem conhecer o percurso até o momento da prova.

Nesta competição, a velocidade não tem muita importância, pois o objetivo é se manter no percurso correto e dentro do tempo determinado. Para isso, faz-se uso de ferramentas de controle como mapas para navegação e planilhas com velocidade média, distâncias e referências. Nas equipes, cada integrante possui uma tarefa/função, sendo as mais comuns a de navegador, calculista e contador de passos.

Trekking de velocidade  

Assim como o trekking de regularidade, o de velocidade possui objetivo competitivo e é popularmente conhecido como “corrida de aventura”.

Nessa competição, o objetivo dos atletas é chegar aos postos de controle, previamente definidos pela equipe organizadora da prova, no menor tempo possível. Nesse caso, o caminho (ou trajeto) não é predefinido, o que permite aos atletas optarem por aquele que julgarem melhor. Usa-se, para isso, cartas de navegação e bússolas.

Independente da motivação, esse esporte traz benefícios significativos para a saúde e o bem-estar dos atletas – sejam aqueles de um dia, ou os que praticam a modalidade de regularidade e velocidade.

No próximo tópico, falaremos sobre como essa atividade atua positivamente na qualidade de vida dos praticantes. Confira!

Explicação:

Espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes