QUESTÃO 04 - Para Rafael de Sanzio, em seu quadro: A Escola de Atenas, Platão aparece com a mão apontando para cima enquanto Aristóteles se apresenta com a mão espalmada para baixo. Explique os motivos filosóficos que fizeram o pintor retratar os pensadores nessa posição.
Soluções para a tarefa
A obra intitulada "A Escola de Atenas", no original, "Scuola di Atenas", foi pintada entre 1509 e 1510. É uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Raffaello Sanzio e representa a Academia de Platão.
Na obra, aparecem ao centro Platão e Aristóteles. Platão segura sua obra Timeu e aponta para o alto, identificando assim, com o ideal, o mundo inteligível. Aristóteles segura a obra Ética e tem a mão na horizontal, representando o terrestre, o mundo sensível.
Raffaello Sanzio, em "A Escola de Atenas", deu vida aos maiores estudiosos antigos como se fossem amigos que discutiam e desenvolviam as formas de pensar e de refletir a filosofia em si.
Bons estudos!
Rafael de Sanzio pintou a obra "Escola de Atenas" para representar os dois filósofos mais importantes da Grécia: Aristóteles e Platão.
Aristóteles e Platão: o que pensam?
- Aristóteles diz que as coisas são conhecidas por meio das experiências sensíveis e sua essência se encontra nelas mesmas. Por isso, o dedo para baixo, mencionando que o conhecimento está no mundo em que habitamos.
- Exemplo: Para que eu conheça uma maçã, basta eu experienciá-la, ou seja, comê-la, cheirá-la, visualizá-la.
- Já Platão acredita que a verdade (Forma) das coisas está no Mundo Suprassensível, mundo perfeito e ideal.
- O mundo terreno, por sua vez, é aquele que concebe tudo o que é cópia do mundo real. Por isso, é imperfeito e ilusório. Assim, Sanzio o representa com o dedo para cima, fazendo referência ao Mundo das Formas.
Saiba mais sobre Aristóteles e Platão em: https://brainly.com.br/tarefa/18199978