História, perguntado por marialuisacampelovie, 11 meses atrás

QUESTÃO 04
A tomada da cidade de Jerusalém foi narrada assim pelo historiador árabe Ibn al-Athir.
"A população da Cidade Santa foi morta pela espada, e os Francos massacraram os muçulmanos durante
uma semana. Na mesquita (...), eles mataram mais de 70 mil pessoas.
11
Para os árabes, os soldados invasores eram "bestas selvagens", atrasados, ignorantes das artes e das
ciências e fanáticos religiosos que não hesitavam em queimar mesquitas e dizimar populações inteiras.
(Baseado em Amin Maalouf, AS CRUZADAS VISTAS PELOS ARABES, São Paulo, Brasiliense, 1988, p. 56-57)
CITE duas consequências das Cruzadas para a Europa​

Soluções para a tarefa

Respondido por jp207br
1

Os participantes da Quarta Cruzada, financiada por comerciantes venezianos, ao chegarem a Constantinopla, saquearam a cidade e invadiram as igrejas para tirar os objetos de valor.  

Os saques provocaram o enfraquecimento do comércio de Constantinopla e o fortalecimento das cidades da península Itálica, que passaram a monopolizar o comércio de especiarias no Mediterrâneo.  

Os Cruzados conquistam Constantinopla  

Com a Quarta Cruzada ficou claro que, além de motivos religiosos, os cruzados estavam mobilizados também por interesses econômicos.  

Consequências  

Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu. Isso possibilitou a intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente, interrompida em grande parte pela expansão muçulmana.  

Principais aspectos das Cruzadas  

O fenômeno das cruzadas foi, sem dúvida, muito importante na Idade Média. Diversas ordens de cavaleiros foram criadas com o intuito de lutar na Terra Santa neste período.  

Costuma-se dizer que existiram oito cruzadas. Entretanto, alguns autores classificam como tal alguns movimentos populares e sem apoio da Igreja ou do Estado como a "Cruzada do Povo" e a "Cruzada das Crianças". Alguns consideram a "Cruzada Veneziana" como um movimento meramente político que não merece ser considerado como campanha cruzadista visto que o objetivo primordial destes movimentos era expulsar os muçulmanos da Terra Santa unindo, assim, o Mundo Cristão. Abaixo, apresentaremos os resumos destas principais campanhas:  

Cruzada do Povo (1095)  

Pedro o Eremita mostra o caminho de Jerusalém aos cruzados (iluminura francesa, c.1270)

Comandada por Pedro, o eremita. Era composta por uma massa de aproximadamente dezessete mil homens sem equipamentos nem experiência de combate. Marcharam até Constantinopla, onde o Imperador, temendo um saque, embarcou-os o mais rápido possível para a Asia Menor. Ao chegar, atacaram a cidade de Niceia sem plano nem estratégia, sendo assim esmagados pelos turcos.

   

Perguntas interessantes