Sociologia, perguntado por mozao2603, 1 ano atrás

QUESTÃO 03 (valor: 5) – Para Émile Durkheim, fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder coercitivo e compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. Durkheim ainda entede que os fatos sociais podem ser: geral (se repete em todos os indivíduos; tem natureza coletiva); exterior (independe da vontade ou adesão consciente do indivíduo); coercitivo (se impõe sobre o indivíduo).
Seguindo essa linha de raciocínio, o sociólogo francês afirma que fatos sociais deveriam ser encarados como “coisas”, isto é, objetos que, sendo exteriores ao cientista social, poderiam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Para se apoderar dos fatos sociais, o cientista social deve identificar, dentre os acontecimentos gerais e repetitivos, aqueles que apresentam características exteriores comuns.

Seguindo as regras do Método Sociológico, por que Durkheim acredita que o cientista social deve considerar os Fatos Sociais como “coisas”?

(A) Para afastar os pré-conceitos, as pré-noções e o individualismo, ou seja, seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado.
(B) Quando um fato põe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto, a adaptação e evolução da sociedade.
(C) Para entender o princípio de que o objetivo máximo da vida social é promover a harmonia da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades, e que essa harmonia é conseguida através do consenso social, a ‘saúde’ do organismo social se confunde com a generalidade dos acontecimentos e com a função destes na preservação dessa harmonia, desse acordo coletivo que se expressa sob a forma de sanções sociais.
(D) Para pesquisar a causa que determina o fato social e, assim, nunca entrar em conflito com os estados de consciência individual.
(E) Para preservar a consciência metafísica, foco de interesse inicial do positivismo comtiano.

Soluções para a tarefa

Respondido por paodocy
7
 a correta é a opçao A

mozao2603: sobre a conciencia coletiva um dos principais conceitos sociologicos de durkheim assinale a alternativa coreeta:
a)a conciencia coletiva nao se baseia de individuos singulares ou de grupos especificos mas sera espelhada por toda sociedade
b)toda teoria sociologica de durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais nao tem existencia propria ja que depende daquilo que pensa e faz cada individuo em particular
c)durkheim afirma categoricamente que no interior de qualquer grupo ou sociedade podem
mozao2603: me ajuda
Respondido por vividamata
2
a correta é a opção d
Perguntas interessantes