Biologia, perguntado por marianaboslooper, 7 meses atrás

Questão 03- Por que a adrenalina é considerada o hormônio das situações de perigo?

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
3

A adrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais e que é o responsável por fazer o nosso corpo entrar no estado de fuga ou luta.

  • Como assim ?

Sabe quando você está andando na rua, e avista logo em frente uma moto chegando ? naquele momento seu corpo começa a entrar em estado de fuga ou luta, porque ficou convencionado que duas pessoas em uma moto pode significar assalto, e você fica com medo.

  • Certo, e quais são os efeitos que esse hormônio causa no nosso corpo ?

A adrenalina vai agir em seu coração, aumentando sua frequência cardíaca, você vai começar a ficar mais ofegante, isso porque esse hormônio vai aumentar sua frequência respiratória, vai dilatar os bronquíolos para você reter uma maior quantidade de oxigênio caso você precise correr, a sua pupila vai ficar dilatada, isso serve para você observar melhor o perigo a sua volta, vai inibir a nossa digestão, isso porque seu corpo não precisa se preocupar em digerir algum alimento pois isso não é importante no momento para salvar sua vida, vai agir no seu fígado estimulando a glicogenólise para produzir a glicose que vai servir de combustível energético caso você precise correr, entre diversas outras funções que esse hormônio desempenha no nosso organismo.

Em suma, a adrenalina é considerada o hormônio das situações de perigo, porque quando presenciamos uma situação de perigo, nosso corpo libera esse hormônio.

Bons estudos e espero ter ajudado


Usuário anônimo: ;&- Boa! -&;
DuuudsLD: Obrigado :D
Perguntas interessantes