História, perguntado por kamillyavs601, 7 meses atrás

QUESTÃO 03 - O autor afirma que a Enciclopédia francesa era a "internet do século XVIII", pois:
A) Deixavam em casa, ao alcance das mãos e dos olhos de qualquer um, parte dos conhecimentos que,
até então, estavam encerrados nas bibliotecas públicas e nos altos salões da intelectualidade.
B) Para ter acesso ao conhecimento publicado na Enciclopédia era necessário ter conhecimentos básicos
de informática.
C) Por meio da Enciclopédia, qualquer um poderia ter acesso a internet, o que foi uma grande revolução
para a sociedade francesa do século XVIII.
D) Qualquer pessoa poderia escrever o que quisesse na Enciclopédia, tal qual o que acontece hoje nas
redes sociais.​

Soluções para a tarefa

Respondido por adelideofernando1
0

Resposta:

A regionalização da Europa se intensificou após a Segunda Guerra Mundial.

O continente europeu não possui características homogêneas, pois as disparidades se apresentam em diversos aspectos como paisagens naturais, clima, política e cultura. O continente possui várias maneiras de ser regionalizado, uma delas é classificando em Europa Ocidental e Oriental.

Alguns estudiosos no assunto, através das análises espacial, econômica e cultural, realizam uma classificação do continente em quatro áreas distintas no qual se enquadram a Europa Ocidental, Setentrional, Centro-Oriental e Meridional.

A regionalização antes e, principalmente, depois da Segunda Guerra Mundial gerou uma fronteira abstrata, isso significa o surgimento de uma barreira ideológica entre dois grupos de países que compõem o mesmo continente, de um lado os aliados dos Estados Unidos (capitalista) e do outro lado os que apoiam a União Soviética (socialista), consolidando de vez a Europa Ocidental e Oriental.

Com o declínio da URSS, e também do socialismo, surgiram diversas repúblicas autônomas que compunham o território soviético, no entanto, a independência não garantiu uma inserção eficaz na economia de mercado provenientes da herança do sistema produtivo da economia planificada que vigorava na URSS, que não conseguiu acompanhar as outras economias.

A Europa setentrional encontra-se localizada no extremo norte do continente, essa área possui o clima mais frio de todo território europeu, os países localizados nessa parte da Europa são: Noruega, Suécia (península escandinava), Dinamarca, além das novas Repúblicas da ex-União Soviética: Letônia e Lituânia, Finlândia. Esses países têm na pesca e extração de madeira as principais atividades econômicas, essa restrição é decorrente das condições climáticas que comprometem, por exemplo, a produção agrícola.

A Europa Centro-Oriental se constitui sobre o grupo de países da ex-União Soviética que tiveram sua independência, essas possuem culturalmente uma grande complexidade e diversidade étnico-cultural, como por exemplo, República Tcheca, Polônia e Hungria, além de Ucrânia, Geórgia e Azerbaijão.

A Europa Meridional é banhada pelo mar Mediterrâneo, localizada na Península Ibérica. Nessa região está presente Portugal, Espanha e Grécia, que durante grande parte da história foram centros de dispersão de culturas.

Portugal e Espanha foram responsáveis por desvendar os continentes da África e, principalmente, a América do Sul.

Perguntas interessantes