Questão 02 - Sabendo que o coeficiente de dilatação linear de um corpo é de 20 x 10 -4 c? e que a 17 °C possuía 2,5 m de comprimento, determine seu novo comprimento do corpo quando aquecido a 82 °C.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2,825m
Explicação:
A dilatação linear é diretamente proporcional a variação de temperatura e comprimento inicial do material, bem como dependerá da propriedade específica do material, ou seja, existem materiais que se dilatam mais do que outros ou menos que outros, mesmos submetidos a mesma variação de temperatura e apresentem o mesmo comprimento inicial. A propriedade específica dos materiais aplicável a sua dilatação linear é conhecida como coeficiente de dilatação linear. Logo, a dilatação linear é obtida pela equação:
ΔL = .α.Δθ
E o comprimento final é obtido pela soma do que tínhamos antes do aquecimento, com o que aumentou depois do aquecimento (dilatação):
L = + ΔL. Substituindo:
L = + .α.Δθ
L = ( 1 + α.Δθ)
Cálculo da variação de temperatura: Δθ = 82-17 = 65 . Aplicando:
L = 2,5(1+20..65)
L = 2,5(1+0,13)
L = 2,5(1,13) = 2,825m
Obs. Foi um comprimento final relativamente alto, acredito que tenha um erro de digitação no valor do coeficiente de dilatação linear, estou achando ele alto, no entanto, para estes dados a resposta é essa.