QUESTÃO 02
CLASSE SOCIAL E PRECONCEITO
"A reunião de jovens da periferia convocados pelas redes sociais para dar um "role em alguns shoppings da região metropolitana de São Paulo assustou lojistas e alguns consumidores. O fenômeno ganhou força depois que dois centros comerciais da capital de São
Paulo conseguiram uma liminar que os autorizava a impedir a entrada de garotos suspeitos de participarem dos eventos convocados pelas redes sociais. [...]
Para o presidente do Instituto Data Popular [...]. coibir os rolezinhos como alguns shoppings vem tentado fazer é uma miopia das oportunidades de negócio. Segundo a pesquisa. 54% dos jovens, em geral, vão ao shopping uma vez por mês [...]. Os jovens de classe C têm um poder de consume de RS 129 bilhões nos caixas das lojas. Já os jovens das tradicionais classes A e B somam RS 80 bilhões, e os da classe D. R$ 19,9 bilhões. [..
A pesquisa ... mostrou ainda que 50% das tradicionais classes A e B prefere frequentar locais com pessoas do mesmo nivel social. [...] Ironicamente, os jovens do rolezinho vão para o shopping com roupas de marca que compraram lá. E eles fazem questão de vestir esse tipo de roupa porque as roupas dão a sensação de que ele galgou um degrau social. É uma forma de diminuir o preconceito que jovens da periferia são alvo ha muito tempo e em muitos lugares", diz."
a. Por que, mesmo com alto potencial de consumo, grupos de jovens foram proibidos de marcar encontros em alguns shoppings da cidade?
b. Selecione um trecho da reportagem que evidencie o preconceito de classe contra esses jovens.
c. Você concorda com a liminar que impediu os "rolezinhos" nos shoppings de São Paulo? Por quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
a - Pelo fato do público alvo daquele shopping ficar incomodado com a presença daquelas pessoas e consequentemente evitar de ir ao shopping por conta disso.
b - Um trecho que demonstra esse preconceito é: "tradicionais classes A e B prefere frequentar locais com pessoas do mesmo nível social."
A marginalização dos "rolêzinhos" do shopping.
c - Não, afinal, todos devem ter a liberdade de ir e vir, se reunir com quem quiser, mantendo a educação e a postura, respeitando o shopping e as pessoas que estão la.
Leia mais sobre a marginalização em: https://brainly.com.br/tarefa/21321475
Anexos:
pedrohenrique201411:
muito obrigado por garanti o meu 10
Perguntas interessantes
Matemática,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Português,
3 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
ENEM,
9 meses atrás