Filosofia, perguntado por mariacristinaslima1, 6 meses atrás

QUESTÃO 02: Analise o excerto de Nicolau Maquiavel a seguir: Deve o príncipe, não obstante, fazer-se temer de forma que, se não conquistar o amor, fuja ao ódio, mesmo porque podem muito bem coexistir o ser temido e o não ser odiado: isso conseguirá sempre que se abstenha de tomar os bens e as mulheres de seus cidadãos e de seus súditos e, em se lhe tornando necessário derramar o sangue de alguém, faça-o quando existir conveniente justificativa e causa manifesta.[...] . Disserte sobre o significado do fragmento dito pelo autor.​

Soluções para a tarefa

Respondido por FranciscoKind
0

Resposta:

Com Maquiavel que caem por terra inúmeros conceitos sobre política que até então não haviam colocados à prova, por exemplo: os da moral religiosa cristã medieval, que a todo custo buscava esconder a manutenção do poder político de seu tempo em torno das classes dominantes; assim Maquiavel passa a ser odiado e mal interpretado por aqueles no qual estava a questionar, é assim que a sua fama cresce.  

A ponto de conseguir prestigio e repulsa nas mais diversas camadas da sociedade. Em suma, a política (segundo o autor) consiste em conquistar o poder e se manter nele o máximo possível. É nesse sentido que Maquiavel adota a polêmica frase: Os fins justificam os meios. Mostrando a dependência existetnte em ambos, o problema a ser levantado seria: Se o fim é justo, qualquer meio para alcança-lo também é justificável?

Explicação:

Perguntas interessantes