Química, perguntado por marcelomorais7887, 7 meses atrás

Questão 01- Uma estudante de química interessada em determinar a quantidade emitida de dióxido de carbono proveniente do consumo completo de um tanque de combustível, abastecido com gasolina, realizou os seguintes passos:
1- Sabendo que no Brasil a “gasolina” é vendida misturada com álcool anidro (CH3CH2OH) em porcentagens que variam entre 18 e 30%, ela foi ao posto de combustível portando uma proveta de 100mL com tampa de vedação e um frasco com cerca de 100mL de solução aquosa de cloreto de sódio a 10%. A experimentalista solicitou ao frentista 50mL de gasolina para que fizesse um teste a fim de determinar a proporção de etanol na gasolina. Para isso, ela então verteu os 50mL de gasolina na proveta, adicionou à proveta mais 50mL da solução aquosa salina, vedou e agitou bem a mistura. Em seguida, esperou alguns minutos para separação das fases. Feito isso, constatou um aumento de 11mL na fase aquosa.
2- Ela solicitou ao frentista que enchesse o tanque do seu carro, que estava na reserva, com “gasolina” até desarmar a bomba. Buscando informações do distribuidor de gasolina desse posto de combustível,
ela descobriu que a octanagem da gasolina era de 80%. (A gasolina é uma fração de hidrocarbonetos derivada do petróleo. O nome “octanagem” se deve a escala que se criou para medir a qualidade de uma gasolina, baseada no fato de que se atribuiu ao isoctano o valor 100 de octanagem (ou octana) e o valor de zero é atribuído ao heptano. Assim, se tivermos, por exemplo, uma gasolina de 80 octanas, significa que ela se comporta como se fosse uma mistura de 80% de isoctano (C8H18) e 20% de n-heptano (C8H18). Para efeitos de cálculos, considere que a gasolina em questão contenha 80% de C8H18 e 20% de C7H16).
3- A experimentalista percorreu uma distância de 300Km com seu carro e completou o tanque novamente com gasolina no mesmo posto de combustível até que a bomba desarmasse automaticamente. O volume de gasolina necessário para completar o tanque foi de 28,57L.
Para resolução do exercício, desconsidere os contaminantes e subprodutos presentes na “gasolina”. Sabendo que o tanque de combustível do carro da experimentalista comporta 50mL de combustível e considerando a combustão completa da “gasolina” (constituída pela mistura dos hidrocarbonetos isoctano e heptano com álcool anidro), qual quantidade de dióxido de carbono é emitida quando a experimentalista usa seu carro até o consumo completo de um tanque de gasolina? Deixe todo o raciocínio explícito!
Dados- Valores de densidade: etanol 0,79g/mL; isoctano 0,70g/mL e n-heptano 0,68g/mL.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabioalves2165
1

Resposta:

ado aado seis pontos foram roubados kakakakakaka

Perguntas interessantes