QUESTÃO 01 - "Trasímaco - Mas veja, se eu provo que existe, a respeito da justiça, uma resposta diferente de todas essas e melhor, a que te condenas? Sócrates - A que poderá ser senão ao que convém ao ignorante? Ora, convém-lhe ser instruído por quem sabe; portanto, condeno-me a isso. Trasímaco - Tu és encantador. Mas, além da pena de aprenderes, também deverás pagar com dinheiro. Sócratse - Certamente, quando o tiver. Glauco - Mas nós o temos. Se é uma questão de dinheiro, Trasímaco, fala: todos nós pagaremos por Sócrates". (A República - Platão)
Que característica de distinção entre a postura de Sócrates e Trasímaco fica evidente no texto acima? Qual a postura de Sócrates acerca do conhecimento?
QUESTÃO 02 - "Como grande parte dos pensadores de sua época, Platão também enfrentou o impasse criado pelos pensamentos de Parmênides e Heráclito, ou seja, sobre o problema da permanência e da mudança, da unidade e da multiplicidade". (Fundamentos de Filosofia, p. 224)
Qual a relação entre o problema de Heráclito e Parmênides e a proposta de divisão dos mundos sensível e inteligível de Platão?
QUESTÃO 03 - "Imagina homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância, de pernas e pescoço acorrentadas, de modo que não podem mexer-se nem ver senão o que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça [...] Agora, meu caro Glauco, é preciso aplicar, ponto por ponto, esta imagem ao que dissemos atrás e comparar o mundo que nos cerca com a vida da prisão na caverna [...]" (A República - Platão)
A partir do texto acima (que apresenta um trecho do famoso mito da caverna) explique a diferença entre conhecimento e ignorância no pensamento platônico.
dallilasylva05:
Me Ajudemm Pfvrrrr
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
1. Para Sócrates, o conhecimento somente é verdadeiro quando este vem de dentro. Isto é, o verdadeiro sábio parte da conclusão da sua própria ignorância, porque somente assim, este será capaz de partir em busca da verdade.
2. Para Platão, por trás de toda realidade material há uma realidade abstrata, e isso compreende o mundo das ideias. Já o mundo dos sentidos é o mesmo mundo material: o que habitamos. E esse mundo compreende uma cópia das ideias.
3. Segundo Platão, a ignorância compreende a origem de todo mal. Ao passo que o conhecimento compreende a verdadeira justificada.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás