Geografia, perguntado por Alunoajudante777, 5 meses atrás

QUESTÃO 01

Quando falamos que um lugar é ___________________, estamos dizendo que sua população total é grande. Ao dizer que um local está ___________________, significa que a disponibilidade de recursos, ou a sua distribuição, não é suficiente para atender o contingente populacional. E, por fim, quando um lugar é ___________________, significa que há uma grande quantidade de habitantes por m².
A alternativa que completa as lacunas do texto acima é:
a) superpovoado, precarizado, massificado.
b) populoso, superpovoado, densamente povoado.
c) densamente povoado, precarizado, densamente povoado.
d) superpovoado, precarizado, super-habitado.
e) populoso, superpovoado, super-habitado.

QUESTÃO 02
Dentre os tipos existentes de migração, conforme a classificação que tem como critério o tempo de permanência do migrante no local de destino, aquela que se caracteriza pela migração diária realizada por qualquer pessoa em seu cotidiano é:
a) Migração rotineira
b) Migração Sazonal
c) Migração cotidiana
d) Migração pluritópica
e) Migração pendular




QUESTÃO 03
O Brasil Escapou da Superpopulação
O país já teve taxa de fecundidade de nação africana – 5,8 filhos por mulher, em 1970. Se essa taxa se mantivesse, a população hoje seria de 300 milhões de habitantes. Como essa taxa caiu para 1,8 filho por mulher, a população atual é de 193 milhões. [...]
(REVISTA VEJA. São Paulo: Ed. Abril, a. 43, n. 27, p. 97, 7 jul. 2010.)
A taxa de fecundidade é um dos fatores da dinâmica populacional e reflete várias tendências da sociedade brasileira e mesmo mundial. Escolha a alternativa correta sobre a demografia e sua dinâmica:
a) O crescimento da população mundial sempre causou polêmicas. No século XVIII, Thomas Malthus já alertava sobre a falta de alimentos para uma população mundial que cresceria descontroladamente e divulgou a sua teoria demográfica. Essa teoria não foi mais utilizada, uma vez que a produção de alimentos atende a toda a população mundial.
b) O custo de formação do indivíduo é maior nos países desenvolvidos em razão da necessidade de dar educação mais completa, de maior quantidade de roupas, material escolar, aparelhos eletrônicos e proibição de trabalho para menores. Tudo isso pode levar a um aumento da taxa de natalidade.
c) O superpovoamento é sempre relativo e se altera com as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas. Os países mais desenvolvidos foram os primeiros a terem suas taxas de natalidade em declínio, e um aumento da expectativa de vida, seguidos de imediato pelos países mais pobres.
d) Quando a taxa de fecundidade de um país é muito baixa (inferior a 2,1%), compromete a reposição da população que morre, ocorrendo, muitas vezes, falta de mão de obra e levando a um incentivo às migrações.
e) A dinâmica demográfica dos homens pode ser explicada somente pelos mecanismos naturais, desconsiderando os mecanismos culturais e econômicos de regulação.






QUESTÃO 04
Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país, obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:
a) Taxa de crescimento.
b) Índice de desenvolvimento.
c) Densidade demográfica.
d) Taxa de natalidade.
e) Taxa de fertilidade.
QUESTÃO 05
A falta de mobilidade urbana no Brasil, um problema recorrente nas grandes metrópoles do país, vem se tornando uma questão com soluções cada vez mais difíceis. Dentre suas principais causas, podemos destacar, EXCETO:
a) o crescimento desordenado das grandes cidades brasileiras.
b) a precarização dos sistemas públicos de transporte urbano.
c) as políticas urbanas e sociais que privilegiaram o uso do automóvel.
d) a falta de investimentos públicos em políticas de mobilidade.
e) o excesso de ciclovias e faixas exclusivas de ônibus nos grandes centros citadinos.

QUESTÃO 06
“O sistema de rodízio de veículos está esgotado em São Paulo. Entendo que chegou a hora do pedágio urbano”, decretou Candido Malta, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, anteontem durante o Fórum de Mobilidade Urbana.
Para ele, o pedágio é uma medida de contenção de congestionamentos melhor do que o aumento do preço da gasolina, que criaria um aumento no custo dos transportes como um todo, fosse na cidade, no Estado ou no país.
(Folha de São Paulo, 12/10/2013. Adaptado).

ME AJUDEM POR FAVOR SÃO 12 QUESTÕES E NAO DEU O RESTO!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandopadovani2ke2
13

Resposta:

Bom dia mano tudo bem?

Explicação:

Sem problemas, eis aqui as respostas das 12 questões, acredito que boa parte está certa!

1- Letra B

2- Letra E

3- Letra D

4- Letra C

5- Letra B

6- Letra C

7- Letra C

8- Letra C

9- Letra D

10- Letra D

11- Letra E

12- Letra B

Espero ter ajudado! Boa sorte.

Perguntas interessantes