Química, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

QUESTÃO 01 - Podemos dizer que água mineral é o mesmo que água potável? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 02 - Em relação a água destilada responda: Quais suas principais aplicações? Onde podemos encontrá-la na natureza? Ela é considerada potável?

QUESTÃO 03 - Qual a diferença entre água poluída e água contaminada?

QUESTÃO 04 - Liste os compostos químicos que são adicionados em cada etapa do processo de tratamento de água. Após listar, responda: a quantidade de compostos diluída na água precisa ser exata? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 05 - Sabendo que a humanidade domina técnicas de tratamento de água, e que com isso poderíamos sempre "limpá-la" para continuarmos usando-a, explique por que, afinal, os cientistas afirmam que a água pode faltar.

Soluções para a tarefa

Respondido por nadilarangel7
0

Resposta:

sim

Explicação:

questão 1: , A água mineral, por sua vez, pode ser definida como aquela que possui características físico-químicas que promovem benefícios aos seres humanos. ..

Questão 2:  águas encontradas naturalmente, alguns tipos são produzidos em laboratório para que haja a pureza necessária para a realização de alguns estudos, produção de medicamentos e limpeza de alguns materiaisé aquela produzida em laboratório com o uso de um destilador. A principal função desse aparelho é retirar os sais da água, deixando-a pura, sem nenhuma substância dissolvida. Sua utilização é frequente em laboratórios, na fabricação de medicamentos e em baterias de carros. Além disso, alguns pesquisadores defendem também a sua ingestão.

Questão 3: a água contaminada e a poluída, dois tipos que surgiram em decorrência da falta de conscientização sobre a preservação desse importante recurso natural. A água poluída é aquela que apresenta modificações em suas características físicas e químicas, que alteram, por exemplo, sua cor, odor e sabor. Já a água contaminada é aquela que possui substâncias e organismos capazes de transmitir doenças. Essas águas não devem ser consumidas, pois podem colocar em risco a saúde humana.

Respondido por jaianealmeidalima200
0

Explicação:

1- Assim, nem toda água mineral apresenta as características da água potável, que é aquela que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida). Não pare agora... ... Nem toda água mineral é potável. A água potável geralmente pode ser ingerida.

2-

3-A água poluída contém substâncias que provocam alterações físicas e químicas apresentando mudanças na cor, no cheiro e no gosto. ... A água contaminada contém substâncias venenosas ou organismos patogênicos com capacidade de causar doenças

O tratamento da água envolve diversas etapas. São elas:

Captação: Inicialmente a água é captada de um rio, lago ou represa, por exemplo, por meio de uma adutora (conjunto de tubos), que traz a água para um tanque na estação de tratamento. Ao chegar à estação de tratamento, a água passa por grandes grades, que impedem que materiais grandes continuem na água, como animais mortos.

Coagulação: A água que está armazenada no tanque recebe a adição de um sal chamado de sulfato de alumínio ou sulfato férrico. Esses compostos formam uma substância gelatinosa que favorece a formação de flocos (junção das impurezas na substância gelatinosa).

Floculação: Nessa etapa, a água é direcionada para outro tanque, onde será adicionado um polímero que favorecerá que os flocos formados na etapa de coagulação juntem-se e formem flocos ainda maiores e mais pesados.

Decantação: Após a floculação, a água é direcionada para um novo tanque, onde ela permanecerá em repouso para que os flocos formados sejam decantados para o fundo do tanque, haja vista que eles são mais densos que a água.

Filtração: após a decantação, a água atravessa um grande filtro formado por areia, carvão ativado e cascalho. Nessa etapa, as impurezas que não aderiram aos flocos ficam retidas no filtro, além de a água sofrer uma desodorização pela presença do carvão ativado.

Fluoretação: Nessa etapa, é adicionada à água uma quantidade de ácido com flúor, o Ácido Fluossilícico (H2SiF6), para auxiliar na redução de cáries na população.

Cloração: Além da adicção de Flúor, o Cloro também é adicionado à água, na forma de sal, com o objetivo de eliminar os micro-organismos presentes.

Correção do pH ou acidez da água: Nessa etapa, é adicionada à água hidróxido de cálcio para diminuir a acidez do meio.

Armazenamento: Por fim, a água é armazenada em um reservatório e distribuída para as residências

5-

4-

Perguntas interessantes