História, perguntado por gabriellysousa593, 3 meses atrás

Questão 01. Para alguns historiadores, a Idade Média é um período da história europeia de cerca de mil anos, que tem início em 476, com a deposição do último imperador romano do Ocidente, e termina em 1453, com a queda de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente. BOULOS, Alfredo. História Sociedade &Cidadania, 1° ano. 2ª ed. São Paulo: FTD, 2026. Sobre a Idade Média podemos afirmar * * 1 ponto (A) Por se tratar de um período da história europeia tal conceito não recebe críticas. (B) Trata-se de uma periodização que tem como marco inicial o século V e o final do século XV e tem recebidos várias críticas de historiadores. (C) Foi um período relativamente tranquilo sem muitas guerras, sem grandes epidemias e de estabilidade política. (D) Foi um período em que a Igreja Ortodoxa grega deve grande influencia sobre a cristandade da Europa ocidental. (E) Foi um período marcado por grandes transformações nas cidades e uma centralização política na figura do César.​

Soluções para a tarefa

Respondido por daniellucaslimaelima
0

Resposta:

Para alguns historiadores, a Idade Média é um período da história europeia de cerca de mil anos, que tem início em 476, com a deposição do último imperador romano do Ocidente, e termina em 1453, com a queda de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente.

Essa periodização, que tem como marco inicial o século V e o final do século XV, tem recebido várias críticas. Nós a apresentamos por ser muito usada em livros, revistas e jornais.

Para refletir

O termo “Idade Média” foi inventado por pensadores europeus chamados de humanistas que viveram na segunda metade do século XV. A ideia era dar um nome ao período intermediário entre o que eles chamavam de “Idade Antiga” e a época em que eles viviam, a qual eles deram o nome de “Idade Moderna”.

Isso mesmo, esses pensadores que viveram na segunda metade do século XV se julgavam “modernos”, palavra que para eles significava ser “atual”, “de hoje”. Tais pensadores admiravam os gregos e romanos da “Idade Antiga”, mas tinham desprezo pelo que chamaram de “Idade Média”. E manifestavam esse desprezo chamando-a de “Idade das Trevas”, “Noite dos 1 000 anos” etc. Apesar disso, essa periodização e o preconceito em torno da Idade Média persistiram até os nossos dias.

Atualmente muitos historiadores questionam essa periodização e a visão negativa que os humanistas tinham da Idade Média. E argumentam que o medievo foi uma época de muitas e importantes criações, como a universidade, os óculos, o garfo, o uso de vidros nas janelas e o livro.

Explicação:

abraços espero ter ajudado muito

Perguntas interessantes