QUESTÃO 01) O sonho do homem pisar em Marte já não parece tão distante. Planejamentos da NASA falam em tentar levar astronautas para uma missão ao planeta vizinho até 2034. Suponha que um astronauta de 75 kg de massa, saia da Terra, onde a aceleração gravitacional é, aproximadamente, 10 m/s², e pouse sua nave em Marte, onde a aceleração gravitacional é de 3,7 m/s², aproximadamente. Desconsiderando efeitos de perda de massa durante o tempo de viagem, leia as afirmações abaixo e assinale a ÚNICA CORRETA: *
7 pontos

O peso do astronauta na Terra e em Marte será o mesmo, pois não há qualquer influência da aceleração gravitacional sobre seu peso.
O peso do astronauta na Terra será o mesmo nos dois planetas, pois a sua massa permanece a mesma nos dois ambientes.
O peso do astronauta em Marte será 750 N, enquanto que na Terra será de 75 N.
a massa do astronauta na Terra e em Marte será a mesma, porém seu peso na Terra será de 750 N, enquanto que em Marte será 277,5 N.
Como a aceleração da gravidade em Marte é menor, a massa do astronauta lá será de, aproximadamente, 20,27 kg, enquanto seu peso será de 75 N.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Letra D ( a massa do astronauta na terra e em Marte será a mesma, porém seu peso na terra será de 750N, enquanto que em Marte será 277,5)
Explicação:
A massa é a quantidade de matéria de um corpo, ou seja, é o próprio corpo do rapaz, e como ele não perdeu massa na viagem, então a massa será igual nos dois planetas
O peso é a relação da massa com a aceleração gravitacional do planeta, ou seja, Peso = massa x aceleração do planeta (terra: 75 x 10... marte: 75 x 3,7). É como se fosse a força que o planeta puxa a pessoa pro solo (prende ela no chão, senão ela sai voando), e como a aceleração da terra é maior que a de Marte, "a terra puxa o rapaz com mais força"
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Contabilidade,
6 meses atrás
Informática,
6 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás