QUESTÃO 01
Leia o excerto a seguir:
Não existe homem sem língua. Mesmo as pessoas com deficiências diversas adotam um sistema de comunicação. Quem é surdo, por exemplo, usa a linguagem de sinais. Sendo assim, não existe razão para que tenhamos preconceito com relação a qualquer variedade linguística diferente da nossa. Preconceito linguístico é o julgamento depreciativo, desrespeitoso, jocoso e, consequentemente, humilhante da fala do outro ou da própria fala. O problema maior é que as variedades mais sujeitas a esse tipo de preconceito são, normalmente, as com características associadas a grupos de menos prestígio na escala social ou a comunidades da área rural ou do interior. Historicamente, isso ocorre pelo sentimento e pelo comportamento de superioridade dos grupos vistos como mais privilegiados, econômica e socialmente. (SCHERRE, M. O preconceito linguístico deveria ser crime. Galileu. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2016.)
Considerando o que afirma este excerto, assinale a alternativa que mostra corretamente em que se assenta o preconceito linguístico e dá um exemplo adequado.
Escolha uma:
a. Na convivência entre norma culta e norma padrão. Ex.: valorização do modo de falar no telejornalismo.
b. Na convivência entre a norma culta e as variantes da língua. Ex.: propagação das piadas de baiano.
c. Na convivência entre modalidade e registro. Ex.: produção que cruza os dois eixos.
d. Na tensão entre a norma culta e as variantes da língua. Ex.: ridicularização da fala de pessoas pouco escolarizadas.
e. Na tensão entre a modalidade e o registro. Ex.: ridicularização de quem utiliza o registro formal em situações informais de comunicação.
QUESTÃO 02
Leia o excerto a seguir:
“Nas nossas raízes, né? Eu sempre falo nossas porque eu fui na casa da Raquel Trindade, filha de Solano Trindade, e falando com ela “pois é, é aí que tá as nossas raízes”, ela olhou bem pra mim assim: “Que engraçado, uma branquinha falando de nossas raízes”. Eu olhei pra ela e falei: “São trinta e dois anos dentro de escola de samba. Você não acha que são minhas raízes também?” Ela falou: “Nossa, mas eu bato a mão pra você e pro Osvaldinho da Cuíca”, que também é branco, né? Mas não há essa divisão. (MUSEU DA PESSOA. Meu samba, nossas raízes. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2016.)
Em que modalidade da língua esse excerto é realizado e quais são as marcas linguísticas nele presentes que caracterizam essa modalidade?
Escolha uma:
a. Modalidade escrita. Marcas: estrutura planejada, sem rupturas e digressões; uso majoritário da norma culta; concordância verbal respeitando a gramática normativa.
b. Modalidade oral. Marcas: uso de marcadores conversacionais; digressão; redução de palavras.
c. Modalidade oral. Marcas: estrutura planejada, sem rupturas e digressões; uso majoritário da norma culta; concordância verbal respeitando a gramática normativa.
d. Modalidade escrita. Marcas: uso de recursos estilísticos que imitam a oralidade; escrita das palavras sem redução; uso de articuladores textuais.
e. Modalidade escrita. Marcas: uso de marcadores conversacionais; digressão; redução de palavras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Questão 2 é: Modalidade oral. Marcas: uso de marcadores conversacionais; digressões; redução de palavras.
Respondido por
6
A RESPOSTA CORRETA DA QUESTÃO DOIS, É:
b. Modalidade oral. Marcas: uso de marcadores conversacionais; digressão; redução de palavras.Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás