QUESTÃO 01
Leia as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA.
I - A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de uma
pequena elite de Vila Rica - atual Ouro Preto (MG), ocorrida em 1789, contra o domínio
português.
II – Assim como ocorreu na Conjuração Baiana, os líderes da Conjuração Mineira convocaram
os escravos para lutarem contra o domínio de Portugal, prometendo-lhes a liberdade caso o
movimento atingisse os objetivos desejados.
III – Em relação à punição aos revoltosos da Conjuração Mineira, para Tiradentes, único
membro dos conspiradores que não fazia parte da elite, a pena foi mais severa: acusado por
seus companheiros como líder da rebelião, Tiradentes foi esquartejado à título de
exemplaridade punitiva, pois na Europa já estourava a Revolução Francesa, causando temor
nas autoridades, que passaram a agir com a maior severidade.
A) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
B) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
C) As afirmativas I e III são verdadeiras.
D) Todas as afirmativas são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As afirmativas corretas são I e III. Por isso, o gabarito dessa questão é a letra C.
Explicação:
I - A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de uma pequena elite de Vila Rica - atual Ouro Preto (MG), ocorrida em 1789, contra o domínio português.
Esse item é correto a inconfidência mineira, foi a conspiração da elite da cidade de Vila Rica atual Ouro Preto (MG), que aconteceu em 1789, contra o domínio português. Desse grupo de revolucionários fazia parte religiosos, militares, grandes fazendeiros e o famoso, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). O principal motivo da insatisfação era em relação à derrama que se tratava de uma operação para cobrar impostos a fim de garantir 100 arrobas de ouro anualmente na arrecadação do quinto, que correspondia a 20% (⅕) sobre a quantidade de ouro extraído naquele período.
II – Assim como ocorreu na Conjuração Baiana, os líderes da Conjuração Mineira convocaram os escravos para lutarem contra o domínio de Portugal, prometendo-lhes a liberdade caso o movimento atingisse os objetivos desejados.
Errado, de fato os líderes da conjuração baiana pretendiam abolir a escravidão no estado da Bahia, embora a inconfidência mineira baseava-se nas ideias do iluminismo que gerou transformações filosóficas, artísticas e políticas na sociedade e fez nascer ideias como a igualdade entre os homens, porém os inconfidentes não tinham o plano de abolir a escravidão caso o movimento tivesse sucesso, visto que esse era um movimento de elite e para essa elite não era relevante abolir a escravidão já a Conjuração Baiana era um movimento popular.
III – Em relação à punição aos revoltosos da Conjuração Mineira, para Tiradentes, único membro dos conspiradores que não fazia parte da elite, a pena foi mais severa: acusado por seus companheiros como líder da rebelião, Tiradentes foi esquartejado à título de exemplaridade punitiva, pois na Europa já estourava a Revolução Francesa, causando temor nas autoridades, que passaram a agir com a maior severidade.
Correto, Tiradentes foi um bode expiatório sendo condenado à morte, com o intuito de mostrar para a população o que aconteceria com líderes de movimentos revoltosos baseado em ideias iluministas. Apesar de os demais membros não terem sidos condenados à morte todos tiveram punições, alguns foram presos, exilados e perderam posses financeiras. Além disso, existia a necessidade de conter as ideias iluministas que ameaçavam os regimes monárquicos na Europa o que causava um grande temor para todos os líderes do continente.
Leia mais sobre Inconfidência Mineira em:
https://brainly.com.br/tarefa/50464743
Espero ter ajudado
Bons Estudos!