Questão 01) "Infelizmente, a poluição por mercúrio na Amazônia é ignorada apesar das crescentes evidências dos perigos que representa para as pessoas e a vida selvagem ao longo do sistema fluvial. (...)Além disso, as vítimas mais vulneráveis são os povos indígenas e as comunidades locais, além de milhares de espécies únicas desse bioma." A principal fonte de contaminação por mercúrio na Amazônia é a mineração de ouro artesanal de pequena escala extraído na região. Nessa atividade, o mercúrio é usado na purificação do ouro por meio do processo físico de separação denominado *
4 pontos
a) centrifugação
b) peneiração
c) decantação
d) destilação
e) levigação
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
e) levigação
alanraniel09:
obrigado
Respondido por
2
No processo de purificação do ouro pela separação de misturas com mercúrio é chamado de levigação.
Alternativa correta letra E.
Como funciona a levigação?
Primeiramente, vamos determinar o tipo de mistura que está sendo descrito no enunciado, para posteriormente, determinarmos o melhor método de mistura de separação.
Perceba que há a utilização de mercúrio --- mercúrio é um líquido --- com o ouro -- que é um sólido --, logo, tem-se uma mistura formada por um líquido e um sólido.
Dentre as alternativas as únicas que realizam a separação da mistura de sólido e líquido são: decantação, destilação e levigação.
- Decantação: é realizada esperando que o sólido deposite-se no fundo, entretanto, não é este o método realizado pelos artesãos para separar o ouro do mercúrio;
- Destilação: na destilação é necessário fornecer calor para que o líquido passe para o estado gasoso;
- Levigação: quando usa-se o mercúrio para levigação é chamado "churragem" o mercúrio realiza a separação do ouro com outros metais impuros.
Veja mais sobre separação de misturas em: https://brainly.com.br/tarefa/20544247
#SPJ3
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Saúde,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás